Aécio herda a maioria dos votos dos eleitores de Lula, Bolsonaro, Zema e Kalil

Por Marina Schettini
A mais recente rodada de pesquisas do instituto DATATEMPO mostra o deputado federal Aécio Neves (PSDB) como principal herdeiro dos votos dos eleitores de Lula (PT), Bolsonaro (PL), Zema (Novo) e Kalil (PSD). Apesar de todos os quatro terem outros nomes na disputa pelo Senado, o deputado tucano recebe entre 20% e 30% dos votos destinados aos principais nomes na disputa pelo governo de Minas e pela Presidência da República.
Protagonista do “Lulécio” há exatos 20 anos, quando muitos eleitores votavam em Lula (que tinha Nilmário Miranda, do PT, como candidato em Minas) e Aécio Neves (que tinha José Serra, do PSDB, como nome à Presidência), o tucano tem se colocado até agora como pré-candidato à reeleição na Câmara, mas não descarta concorrer ao Senado.
No caso dos eleitores de Lula, 29,9% deles votariam em Aécio. E o deputado tem 30,1% da preferência dos eleitores que votariam no governador Zema.
Alianças
Lula fechou, em 19 de maio, aliança em Minas com o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) para o governo estadual e com o senador Alexandre Silveira (PSD) que tenta ser reconduzido ao cargo. Silveira, porém, receberia bem menos apoio dos lulistas que Aécio: 4,80%.
O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) e a professora Sara Azevedo (PSOL) aparecem como o segundo e terceiro colocados na briga pelos votos de Lula, com 8,71% e 7,81%, respectivamente. O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), apontado como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo em Minas, recebe 2,68%, e o deputado federal zemista Marcelo Aro (PP), 2,34%.
Zema tem dito reiteradamente que apoia o candidato de seu partido à Presidência, Felipe D’Ávila, mas ainda não definiu quem serão os candidatos ao Senado e a vice-governador em sua chapa. Dentre os nomes cotados para os dois postos está o deputado Marcelo Aro. Ele, no entanto, receberia apenas 1,31% do apoio dos eleitores do governador. Cleitinho Azevedo receberia 16,19% dos votos, seguido pelo deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), com 5,80%, e Alexandre Silveira (PSD), com 4,49%.
Bolsonaro e Kalil
Aécio também é o principal destinatário de votos dos eleitores de Alexandre Kalil, com 22,2%. Já para o candidato em sua chapa, Alexandre Silveira, o ex-prefeito conseguiria transferir 5,88% – percentual inferior à transferência para Cleitinho, 9,73%, e Sara Azevedo, 9,95%. Álvaro Antônio receberia 3,85% do apoio.
No caso de Bolsonaro, 20,54% das intenções de votos migram para o tucano na disputa pelo Senado. Seu candidato, Álvaro Antônio somaria 10,54% da preferência do eleitor bolsonarista. Cleitinho tem 16,25% dos votos. Os candidatos de Kalil, Alexandre Silveira, e de Zema, Marcelo Aro, somam 3,93% e 1,25% respectivamente. A professora de esquerda Sara Azevedo aparece com 2,68%.
Mesmo com a preferência na transferência de votos, ainda há espaço para uma mudança de cenário, uma vez que no levantamento, aqueles que não sabem ou não responderam e os que votariam em branco, nulo ou não votariam em ninguém têm percentuais que chegam a 40%, como no caso dos eleitores que votariam em Felipe D’Ávila para presidente. E se somadas as duas categorias, são 60% dos eleitores do postulante do Novo que não sabem em quem votar para o Senado.
Notícias exclusivas e ilimitadas
Comentários (0)
Comentários do Facebook