Venda de bebidas em bares e restaurantes será permitida no feriado em BH

Venda de bebidas em bares e restaurantes será permitida no feriado em BH

Por LARA ALVES 

 

Às vésperas do primeiro feriado prolongado após a reabertura de bares e restaurantes, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu permitir que esses estabelecimentos comercializem bebidas alcoólicas para consumação no local em datas comemorativas dos calendários municipal e nacional.

O decreto publicado na manhã desta sexta-feira (4) no Diário Oficial do Município (“DOM”) já começou a valer e será aplicado justamente no 7 de Setembro que acontece na próxima segunda-feira (7). Além de autorizar a venda e o ingestão de bebidas alcoólicas nesses espaços durante feriados, a mais recente determinação municipal também reforça o prolongamento do horário de funcionamento dos bares e restaurantes às sextas-feiras.

O decreto reforça medida anunciada em audiência ocorrida em 26 de agosto entre a PBH e entidades que representam estes comerciantes no município. O acordo já previa que a partir de 4 de setembro – esta sexta-feira – haveria permissão para venda de bebidas alcoólicas entre 17h e 22h nos bares e similares às sextas e entre 11h e 22h aos sábados e domingos – a portaria publicada agora acrescenta os feriados a esta combinação.

Aliás, é importante lembrar que bares e restaurantes podem abrir às sextas a partir de 11h, entretanto o comércio de bebidas só poderá ser feito a partir do final da tarde. Entre segunda e quinta-feira será mantida a permissão para abertura apenas no horário do almoço, entre 11h e 15h, mas sem venda de bebidas alcoólicas.

O decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD) determina os horários citados para bares e restaurantes de rua, como também para aqueles que estão no interior de galerias. Espaços localizados em praças de alimentação de shoppings têm que se submeter ao cumprimento de outros horários. Os estabelecimentos nestas condições poderão funcionar entre 12h e 22h, também com permissão para venda de bebida a partir de 17h.

Sem telão ou música ao vivo

Uma portaria publicada nessa quinta-feira (3) pela PBH proíbe que bares e restaurantes transmitam jogos de futebol ou disponibilizem música ao vivo para frequentadores. De acordo com o município, é uma tentativa de evitar que aglomerações se formem. Aliás, há também um protocolo sanitário que deverá ser respeitado pelos estabelecimentos para garantir a segurança do público. A entrada sem máscara está proibida e uma distância mínima tem que ser mantida entre mesas e cadeiras.