Coreia do Norte é capaz de produzir urânio para criar armas nucleares

Por RENATO ALVES
A Coreia do Norte tem todo o urânio necessário para criar armas nucleares em sua usina em Pyongsan, única fonte publicamente conhecida de yellowcake – minério de urânio – do país. A nação comandada por Kim Jong-un também pode produzir muito mais combustível nuclear do que tem feito atualmente.
As informações estão em um estudo acadêmico recentemente publicado na revista Science & Global Security por pesquisadores da Universidade de Stanford e de uma empresa de consultoria em mineração sediada no Arizona, Estados Unidos.
Após analisarem imagens de satélite de pilhas de rejeitos nas proximidades da usina norte-coreana, os pesquisadores concluíram que a Coreia do Norte pode ser capaz de aumentar a produção e não precisa de outras usinas de urânio para suas armas nucleares.
“Está claro que a RPDC parece ter substancialmente mais capacidade do que tem usado até agora. Isso significa que a RPDC poderia produzir quantidades muito maiores de urânio natural processado, se desejar”, apontou o estudo, usando as iniciais do nome oficial da Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia.
Apesar de uma moratória auto imposta aos testes de armas nucleares desde 2017, a Coreia do Norte divulgou que continua a construir seu arsenal, tendo religado neste ano um reator que seria usado para produzir plutônio para armas.
A instalação de concentração de urânio de Pyongsan e sua mina associada são a única fonte publicamente reconhecida de yellowcake – como também é conhecido o minério de urânio –, da Coreia do Norte, de acordo com analistas internacionais. Nenhum inspetor estrangeiro visita a mina de urânio de Pyongsan desde 1992.
Recentemente, imagens de satélite mostraram que a Coreia do Norte está construindo uma grande expansão em seu reator nuclear de Yongbyon, que analistas dizem que pode ser usado para produzir urânio para armas, elevando a magnitude da ameaça à segurança internacional e o desafio do desarmamento nuclear potencial, além da capacidade de abastecer seu futuro programa de energia nuclear,conforme destacou a pesquisa.
Os Estados Unidos, que querem que Kim Jon-un entregue seu arsenal nuclear, disseram que estão abertos a um encontro com a Coreia do Norte sem pré-condições.
Por outro lado, a Coreia do Norte afirma que negociações só serão possíveis após os EUA e seus aliados abandonarem o que considera “políticas hostis”.
Comentários (0)
Comentários do Facebook