Forte chuva que caíu sobre a cidade de Rio Vermelho provocou inundação no Rio Bandeiras e deixou parte do município alagada.

Forte chuva que caíu sobre a cidade de Rio Vermelho provocou inundação no Rio Bandeiras e deixou parte do município alagada.
Imagens da Defesa Civíl

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Rio Vermelho informa que na madrugada do dia 18 de fevereiro de 2022 o Rio Barreiras atingiu uma cota de cheia que há muito não se via.

Esse episódio se deu em razão do grande volume de chuvas na bacia de contribuição do rio, e acabou por resultar em transtornos para a população residente ao longo do curso d’água.

Apesar das imagens fortes, felizmente não se tem registro de vítimas ou de perdas materiais significativas.

Recentemente a Prefeitura de Rio Vermelho, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, realizou um processo de desassoreamento no leito do Rio Barreiras, como uma medida preparatória para o período chuvoso. Acredita-se que esta ação foi responsável por diminuir consideravelmente os impactos da última cheia.

A equipe de engenharia do Município realizou vistorias longo das vias públicas, principalmente nas pontes que transpõem o rio.

A Defesa Civil de Rio Vermelho pede às pessoas responsáveis pelas residências e comércios atingidos pela inundação, que entrem em contato através do telefone que aparece no vídeo, para que possamos catalogar e monitorar as áreas suscetíveis a inundação e alagamentos da cidade.

E ressaltamos, também, a importância da população residente ao longo do rio se manter em alerta durante os períodos chuvosos. Em casos de necessidade, procurem local seguro e entrem em contato com a Defesa Civil de Rio Vermelho. Nosso atendimento funciona durante 24h por dia.