Festival de Cultura Japonesa em BH traz lenda das estrelas em ritual de realização de desejos

Terceira edição do Tanabata Matsuri reuniu gastronomia, música, cultura e crenças do país oriental

Festival de Cultura Japonesa em BH traz lenda das estrelas em ritual de realização de desejos
Evento é um dos maiores festivais de rua do Japão e tem se consolidado em BH

 

Por Guilherme Gurgel

 

A terceira edição do Tanabata Matsuri, festival de cultura tradicional japonesa, no shopping Minas Casa, no bairro Ipiranga, em BH, acontece neste sábado (6) e domingo (7). Com programação até as 20h, o evento reúne música, cultura e gastronomia do país oriental.

 

 

Inspirado por uma lenda das estrelas, o festival também dá a oportunidade para que os visitantes façam pedidos, que são parte de um ritual. Segundo a coordenadora do evento, Yukari Hamada, a lenda diz que duas estrelas que se apaixonaram foram separadas na via láctea. “O deus celeste permitiu que eles se encontrassem uma vez por ano, no sétimo dia, do sétimo mês, com a ressalva de que eles realizassem todos os pedidos que vierem da Terra”, narra.

 

Por isso, os visitantes do evento escrevem em papéis coloridos os seus maiores pedidos e penduram os papéis em bambus. Depois, essas folhas serão queimadas, para que a fumaça chegue às estrelas. 

 

Yukari explica que esse tradicional evento é um dos maiores festivais de rua do Japão e agora tem se consolidado também em BH. “Pretendemos relacionar e aprofundar a união Japão, Brasil e Minas”, afirma.

 

 

O desenvolvedor de software Hernando Augusto, de 29 anos, esteve no evento neste sábado. Ele ressalta o impacto que o país oriental tem nos brasileiros, de sushi a Pokémon. “Sempre fui fascinado pela cultura japonesa, principalmente a culinária e os animes. É uma oportunidade de conhecer mais sobre as tradições”, destaca.

 

O Tanabata Matsuri é celebrado há mais de 1.150 anos, sendo o maior festival tradicional do Japão. No Brasil, o festival começou em São Paulo, em 1979, no Bairro da Liberdade, e é considerado um dos maiores eventos nipo-brasileiros