NA DIANTEIRA Minas Gerais registra crescimento de 10,6% em turistas internacionais em 2024
Ao todo, chegaram ao Estado mais de 42,6 mil visitantes estrangeiros contra 38,5 mil registrados em 2023, segundo o Ministério do Turismo

Minas está entre os destinos brasileiros que mais cresceram em turistas estrangeiros em 2024. As cidades turísticas mineiras receberam mais de 42,6 mil turistas internacionais, um aumento de 10,6% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (7/1) pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal (PF). Somente em dezembro, 2.790 estrangeiros visitaram Minas Gerais. Além disso, o Estado cresce 12% acima da média nacional há três anos consecutivos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Os números reforçam o protagonismo de Minas Gerais como um destino cada vez mais valorizado no cenário internacional. O aumento de 10,6% na chegada de turistas estrangeiros em 2024 é fruto do trabalho contínuo de promoção do Estado, com investimentos em campanhas, experiências autênticas e parcerias estratégicas", comemora Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turism
Segundo ele, a presença com estande próprio na BTL e na Semana da Cozinha Mineira, em Lisboa, a ação cultural em Paris, o Bar Minas nas Olimpíadas e a participação nas feiras de turismo de Frankfurt e Berlim, além na Specialty Coffe Chicago em Chicago e Las Vegas, em parceria com a Codemge, foram essenciais para posicionar Minas no mercado global. "Minas Gerais, com suas paisagens culturais, sua gastronomia única e seu patrimônio histórico, se consolida como um cartão de visitas do Brasil para o mundo", salienta.
Cidades históricas, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina, preservam o legado do período colonial, com igrejas barrocas, museus e ruas de pedra. Belo Horizonte oferece atrações como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, o Circuito Liberdade e o Mercado Central. Já o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional da Serra da Canastra são destinos perfeitos para os amantes do ecoturismo, com trilhas, cachoeiras e paisagens deslumbrantes. Além disso, a culinária mineira é um atrativo à parte.
Recorde nacional
Ao todo, o Brasil registrou a entrada de mais de 6,657 milhões de turistas internacionais. São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) despontaram como as principais portas de entrada de visitantes internacionais em 2024. Proporcionalmente, Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e Pará (47,4%), que receberá a COP30, também registraram aumentos expressivos.
Os “hermanos” continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país este ano. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.
Comentários (0)
Comentários do Facebook