Tempestade de granizo atinge interior de Minas e pode chegar a Belo Horizonte

Tempestade de granizo atinge interior de Minas e pode chegar a Belo Horizonte

Por DA REDAÇÃO

 

Fortes ventos, tempestades e granizo atingiram as regiões do Triângulo Mineiro, do Sul de Minas, da Zona da Mata e Central nessa terça-feira (13) e instabilidades devem se manter nesta quarta-feira (14). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há grande possibilidade de que chuvas pontuais, mal distribuídas, mas intensas, atinjam cidades dentro dessas regiões. 

Em coro às previsões do órgão, a Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta de tempestade severa, com raios, vendaval, “granizo médio” e chuvas intensas para a tarde desta quarta em várias cidades do Estado.

São elas: Passa Quatro, Silvianópolis, Careaçu, Santa Rita de Caldas, Areado, Aterro de Cabo Verde, São Pedro da União, Biguatinga, Mato do Sino, Juruaia. O Inmet adiciona Poços de Caldas e Passos de Minas na lista. 

“O tempo se manterá quente e abafado, com excesso de umidade. Na maioria das vezes, as chuvas vêm localizadas, mal distribuídas, mas pontualmente intensas. Chuva forte, até com granizo, com certeza com ocorrência de raios, deve chegar às regiões do Triângulo, da Zona da Mata, do Sul e Central de Minas”, diz o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.

Em Belo Horizonte e região metropolitana, a possibilidade de granizo é menor, mas não está descartada pelo órgão. “Há muitas áreas de vulnerabilidade próximo à capital, e é bom manter a atenção. A chance é menor de haver granizo e tempestades, mas pode ser que ocorra”, completa o especialista. Ele pontua que as temperaturas devem variar entre 17ºC e 32­º nesta quarta em BH.