PRIMEIRA FASE Com alerta ligado e em busca do tri, Atlético estreia na Copa do Brasil diante do Tocantinópolis

Equipes se enfrentam em jogo único nesta terça-feira (18/2), às 18h, no estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis

PRIMEIRA FASE Com alerta ligado e em busca do tri, Atlético estreia na Copa do Brasil diante do Tocantinópolis
Cuca deverá utilizar força máxima na partida contra o Tocantinópolis, pela Copa do Brasil _Foto: PEDRO SOUZA / ATLETICO

Depois de cinco anos, o Atlético voltará a jogar a primeira fase da Copa do Brasil. A equipe alvinegra estreia diante do Tocantinópolis-TO, nesta terça-feira (18/2), às 18h, no estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis. O duelo será definido em jogo único e, em caso de empate, haverá disputa de pênaltis para definir quem avança à segunda fase. 

O Galo participou da fase inicial da Copa do Brasil pela última vez em 2020, quando o time mineiro empatou em 0 a 0 com o Campinense e se classificou por ter melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF, regulamento que não se aplica na atual edição. Na segunda fase, no entanto, o Atlético foi eliminado pelo Afogados da Ingazeira (PE) nos pênaltis, após empate por 2 a 2, no tempo regulamentar. Nas quatro temporadas seguintes, o clube alvinegro disputou a Copa Libertadores e entrou no torneio nacional apenas na terceira fase. 

 

No ano passado, o Galo foi finalista da competição, mas perdeu o título para o Flamengo. O clube conquistou o torneio nos anos de 2014 e 2021. Já o Tocantinópolis jogará a sexta edição na Copa do Brasil, tendo participado nos últimos três anos. A melhor campanha da equipe foi em 2022, quando eliminou o Náutico e Cascavel, mas caiu na terceira fase para o Athletico-PR. 

 

Bom momento 

A equipe comandada pelo técnico Cuca está invicta na temporada. O time principal acumula cinco vitórias e três empates em oito jogos no ano. O Atlético vem de cinco triunfos consecutivos, sendo o último sobre o Tombense, por 2 a 0, no último sábado (15/2), pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro.  A equipe atingiu a marca de 568 minutos consecutivos sem sofrer gol, o que não acontecia desde setembro de 2021, quando o time também era comandado pelo técnico Cuca. O goleiro Everson não é vazado há cinco jogos. 

 

Para o duelo contra o Tocantinópolis, o técnico Cuca poderá repetir a escalação pela quinta vez consecutiva. Uma alternativa seria a troca do meia Rubens pelo atacante Rony, que estreou no segundo tempo da partida contra o Tombense.  

 

Adversário quer fazer história

O Tocantinópolis participará da Copa do Brasil pela sexta vez e quer surpreender o Atlético. O "Verdão do Norte", como é conhecido, tem oscilado na temporada. No campeonato estadual, mesmo com um jogo a menos, a equipe figura entre os quatro melhores do torneio, mas perdeu para o Bela Vista por 1 a 0, no último sábado (15). Nesta temporada, foi eliminado nas oitavas de final da Copa Verde ao ser goleado pelo Amazonas por 5 a 1, no dia 5 de fevereiro. Este ano, o Tocantinópolis jogará a Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe do Norte do país já disputou sete edições da Série C e nunca chegou à Série B ou Série A do futebol nacional.  

 

Ficha técnica   

Tocantinópolis-TO x Atlético 

 

Tocantinópolis: Jeferson; Magnum, Pedrão, Gustavo e Madson; Alan Maia, Kamdem e Rian; Daivisom, Rodriguinho e Chaparral. Técnico: Reginaldo França