População se divide sobre impeachment: 49% são a favor e 46% são contra

É a primeira vez que, numericamente, o números dos favoráveis à saída do presidente é maior, mas situação é de empate técnico

População se divide sobre impeachment: 49% são a favor e 46% são contra
Impeachment de Bolsonaro divide a população brasileira Foto: Alan Santos/PR / fotos públicas

 

Por DA REDAÇÃO

15/05/21 - 14h30

A população brasileira está dividida sobre a possibilidade de um impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com os números do Datafolha, são 49% os que se mostram favoráveis à retirada do presidente do poder, e 46% os que se colocam contrários à essa hipótese. É a primeira vez que, numericamente, o números dos favoráveis é maior. No entanto, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre as duas posições.

Segundo o Datafolha, houve uma leve mudança em relação ao último levantamento, realizado em março. Na ocasião, 50% dos brasileiros eram contrários ao impeachment, enquanto 46% se colocaram favoráveis.A pesquisa ouviu 2.071 pessoas em todo o Brasil, entre terça e quarta-feira, de forma presencial. A pesquisa anterior havia sido feita por telefone. O nível de confiança é de 95%.

Apesar da evolução do número de brasileiros favoráveis ao impeachment, a possibilidade de que um processo de fato seja aberto é remota. Hoje, o presidente da Câmara é Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro e que já avisou que não é momento para discutir o impedimento do presidente. Ele é o responsável por aceitar ou não a abertura do processo solicitado por meio pedidos que chegam à Casa. Só depois de uma decisão favorável dele é que o Legislativo começaria a discutir o tema.