PM Inaugura Sistema de "Olho Vivo" em Rio Vermelho

Nesta quinta-feira (9) foi realizada, em Rio Vermelho, a inauguração do sistema de Olho Vivo na cidade de Rio Vermelho.

PM Inaugura Sistema de
Divulgação PMMG

A cerimônia inicial aconteceu na Câmara de Vereadores de Rio Vermelho, que contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas: o comandante do 65º BPM, Sr. Ten Cel Paulo Henrique, do Promotor de Justiça da comarca de Rio Vermelho, Dr Paulo Márcio, do senhor 1ºTen Marcos Flávio, respondendo pelo Comando da 100ª cia, do Prefeito municipal Markão, Vice-prefeito Sr. Djalma, Presidente da Câmara Sr. Jairinho e as vereadoras Lourdes Lomba  e Cida, Sr. Aquiles Presidente da ACIRIVER, Sr. Jefferson Presidente do CONSEP, vários comerciantes, funcionários da Câmara, militares e populares locais.

O Tenente Pacheco conduziu a cerimônia ressaltando todos os trabalhos realizados para a concretização deste sistema, explanando sobre o que é o sistema Olho Vivo, como funciona, quais as dificuldades superadas e a parceria de diversos seguimentos da sociedade neste objetivo.

Posteriormente levou os convidados e participantes para o Quartel da Polícia Militar onde demonstrou a operação do sistema, principalmente na captação de imagens gravadas e noturnas. O sistema conta atualmente com 22 câmeras com possibilidade de expansão. Explicou sobre a parceria com o Ministério Público, o CONSEP e a ACIRIVER para aquisição dos materiais, e o envolvimento da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para dar sustentabilidade ao projeto.

O Comandante do 65 BPM, Sr. Ten-Cel Paulo Henrique ressaltou que em toda a área do Batalhão estão sendo desenvolvidas iniciativas desta natureza, a partir de um projeto piloto em Guanhães. Que o sistema do Olho Vivo implementado em Rio Vermelho demonstrou uma evolução muito grande ao propiciar que sejam espelhadas outras câmeras de diversos sistemas operacionais de vigilância. Ressaltou as outras iniciativas que realizamos, como o Projeto Quero Minhas Farda e o Conquiste sua CNH

Todos as autoridades civis que compuseram a mesa fizeram o uso da palavra e ressaltaram a felicidade e importância do sistema Olho Vivo. Que a muitos anos já havia sido pensado neste sistema mas que agora, com este baixo custo puderam enxergar a viabilidade do projeto.

Ressaltaram os trabalhos que a PMMG vem realizando no município, principalmente na zona rural com a Patrulha Rural, com muito engajamento dos militares e participação das pessoas mais carentes que agora estão sendo mais ouvidas.

Ressaltaram a importância do Programa de Rádio desenvolvido pelo Tenente Pacheco e a repercussão positiva desta iniciativa junto a comunidade rural. Demonstraram que estão satisfeitos com a sensação de segurança no município.

As imagens das câmeras foram cedidas pelos comerciantes e moradores locais, fruto da parceria com as Redes de Vizinhos e Rede de Comerciantes Protegidos, enaltecendo os laços de envolvimento na resolução de problemas e angariando créditos de sustentabilidade para a nossa Instituição.

22 câmeras em funcionamento.