Neste momento em Conceição do Mato Dentro, atingidos pela Mineradora Anglo American interditam a BR 010 exigindo que a empresa e o estado (SEMAD) garantam os direitos das famílias atingidas.

Neste momento em Conceição do Mato Dentro, atingidos pela Mineradora Anglo American interditam a BR 010 exigindo que a empresa e o estado (SEMAD) garantam os direitos das famílias atingidas.

Por NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

"O empreendimento minerário da Anglo American tem gerado diversos impactos negativos para todas as comunidades do entorno.
No licenciamento ambiental foi feita a condicionante 39 que garante a contratação de Assessoria Técnica Independente.
A SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) do governo de Minas Gerais e a Anglo American não querem renovar o contrato da assessoria técnica para as comunidades do Sapo, Beco, Turco e Cabeceira do Turco, e não querem contratar a Assessoria para as comunidades de Água Quente, Córregos, Gondó, Itapanhoacanga, Passa Sete, São José do Jassem, São José do Arruda, São José da Ilha e Taporoco.
Exigimos a manutenção da assessoria técnica já contratada para as comunidades do Turco, Cabeceira do Turco, Beco e Sapo e a imediata contratação da Assessorias já escolhidas pelas comunidades de Água Quente, Córregos, Gondó, Itapanhoacanga, Passa Sete, São José do Jassem, São José do Arruda, São José da Ilha e Taporoco.
Exigimos ainda a efetivação da Pauta Coletiva aprovada pelas comunidades do Turco, Cabeceira do Turco, Beco e Sapo.
Exigimos que o Programa de Convivência seja corretamente implementado pela Anglo American bem como os princípios do Social Way e Princípios Básicos e Diretrizes sobre as Desapropriações/despejos/remoções e deslocamentos gerados pelo desenvolvimento.
Exigimos que o Ministério Público adote imediatas providências contra o descumprimento da condicionante 39 nas vias criminais e de responsabilização da SEMAD, por improbidade administrativa.
Atingidos das comunidades do Turco, Cabeceira do Turco, Beco e Sapo"