Mais de 2.500 pessoas são presas em Minas Gerais durante operação 'Narco'

Trabalho foi iniciado visando combate específico do tráfico de drogas

Mais de 2.500 pessoas são presas em Minas Gerais durante operação 'Narco'
Foto: Cris Mattos / O TEMPO

 

Por CAROLINA CAETANO

A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (25), os resultados da operação 'Narco' em Minas Gerais. Desde o início de junho, 2.562 pessoas foram presas no Estado. A ação foi realizada em todo o país. 

"Essa operação foi iniciada pelo Ministério da Justiça visando um combate específico do tráfico de drogas. Por que no mês de junho? Porque amanhã, 26 de junho, é o dia de combate ao crime de tráfico de droga. Se montou uma operação em todo mês de junho com o dia "D" de operações no dia 24 de junho. Todos os 26 Estados, além do Distrito Federal, participaram", explicou o delegado Álvaro Huertas, coordenador de Operações da Superintendência de Investigação de Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas.

 A operação contou com a participação de todas as instituições de segurança pública de Minas Gerais. Além dos presos, no Estado, foram realizadas 99.124 abordagens a pessoas, oito toneladas de drogas foram apreendidas, mais de 70 mil veículos foram fiscalizados e R$ 246.388 foram apreendidos. 

"Nós tivemos uma representação mineira muitíssimo interessante e uma participação efetiva de todos os órgão de segurança pública. Isso reflete sempre o compromisso de Minas Gerais, tanto no combate dos crimes dentro de Minas, aqueles coordenados por nós, mas também aqueles sob a orientação do Ministério da Justiça", detalhou o delegado. 

Operação Narco no Brasil 

Número de municípios participantes: 3.189
Abordagem de pessoas: 261.284
Pessoas presas: 8.072
Drogas incineradas: 52.296 (kg)
Armas apreendidas: 1831
Valores apreendidos: R$ 3.019.710