Contra subnotificação, Sabinópolis amplia testagem Covid 19

Prefeitura aposta na testagem para mapeamento da contaminação

Contra subnotificação, Sabinópolis amplia testagem Covid 19
DIVULGAÇÃO PMS

Visando diminuir a subnotificação e fortalecer o enfrentamento à COVID-19, a Prefeitura de Sabinópolis ampliou a testagem dos pacientes suspeitos de contaminação em 2021. O número de testes realizados desde janeiro já é duas vezes maior que o executado nos nove meses da pandemia em 2020.

Até o dia 28 de abril de 2021, 945 pacientes já foram examinados no ano atual, número que representa 67% do total em todo o período da pandemia. Outra informação que destaca este aumento é a média mensal de 236 exames realizados no ano atual, 78% maior que a do ano anterior, quando a média foi de 51 testes.

Parte deste aumento na disponibilização de testes se deve ao atendimento da Anglo American à solicitação feita pelo prefeito em reunião realizada no dia 19 de janeiro. Na oportunidade em que representantes da mineradora se encontraram virtualmente com parte da equipe de governo e o prefeito, foram apresentadas diversas demandas entre as quais a colaboração na testagem ficou como prioridade.

A ampliação na testagem é mais uma das diversas iniciativas da prefeitura no combate ao Coronavirus, neste ano já foi instalado o Centro de Referência COVID-19, a equipe de fiscais COVID e o TeleCOVID, entre outras ações.

O Prefeito Beto considera a iniciativa como a forma mais eficiente de prever e combater os impactos da pandemia. “Nós estamos buscando constantemente o equilíbrio no sentido de combater a pandemia sem asfixiar economia de nossos municípios. A testagem, nós acreditamos que é uma maneira eficiente de controlar a doença, por isso investimos muito para ampliar a disponibilidade e estamos fazendo de tudo para vencer essa pandemia em nosso município e região, para garantir que nossa economia funcione normalmente sem o risco para a saúde pública”. Esplana, Beto.