Após morte de bovino por raiva, Governador Valadares vacina cães e gatos

Após morte de bovino por raiva, Governador Valadares vacina cães e gatos
Prefeitura vacina animais contra a raiva em Valadares Foto: Divulgação/Prefeitura de Governador Valadares

 

 

 

Por O TEMPO

 

 

A Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, pretende vacinar todos os cães e gatos da região do Ibituruna até esta sexta-feira (29) depois de registrar um caso de raiva em um bovino nos últimos dias. O animal morreu no início do mês e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) notificou o município sobre a doença ter sido a causa do óbito.

A campanha de vacinação contra os pets na cidade iniciou na segunda-feira (25). O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visita as residências da região para vacinar os animais. 

Segundo o Executivo, a "medida se fez necessária para proteção e segurança dos animais e moradores, após um bovino ter testado positivo para raiva e ido a óbito na região". "O CCZ destaca ainda que, é importante a colaboração dos tutores dos animais no recebimento das equipes e compreensão da necessidade da vacinação nesse momento, para que novos animais não sejam contaminados com a doença", pede a prefeitura.

O bovino que morreu é uma bezerra com pouco mais de um ano. Segundo a prefeitura, o animal começou a apresentar alguns sintomas neurológicos comuns da doença, o que foi constatado por exames posteriormente.