Covid: BH não avança em vacinação abaixo dos 40 anos e faz repescagem nesta 2ª

Covid: BH não avança em vacinação abaixo dos 40 anos e faz repescagem nesta 2ª
População que já havia sido convocada, pode buscar os postos de saúde de BH para se vacinar — Foto: Uarlen Valério/ O Tempo

 

Por Clarisse Souza

 

Enquanto o Ministério da Saúde não autoriza a liberação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas abaixo de 40 anos, Belo Horizonte vai promover, no decorrer desta semana, uma “repescagem”  para aplicar as doses de reforço em todos os públicos já convocados. Até a última sexta-feira (1°), 39,3% da população da capital havia recebido a 4ª dose do imunizante. 

Aqueles que ainda não se vacinaram podem se dirigir até um Centro de Saúde ou um posto extra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Há ainda a possibilidade de receber a dose do imunizante em um ponto drive-thru, das 8h às 16h30. Todos os endereços podem ser consultados diretamente no site da Prefeitura de Belo Horizonte

A repescagem está disponível para os grupos prioritários e faixas etárias já convocados - inclusive para o público infantil - seja para aplicação da 1ª dose, 2ª dose, dose de reforço e dose de reforço adicional (ou 4ª dose). 

Doses aplicadas em BH

Até o dia 1° de julho, Belo Horizonte já havia vacinado 293.357 pessoas com a 4ª dose do imunizante contra a Covid-19. O público é composto apenas por pessoas acima de 40 anos, profissionais da saúde acima de 18 anos ou pacientes com alto grau de imunossupressão. 

Outras 1.707.698 já receberam a terceira dose da vacina, que corresponde à primeira dose de reforço. 

Total de casos de Covid-19 na capital

Somente em 2022, Belo Horizonte já contabiliza ao menos 548.694 notificações de Covid-19, dos quais 105.959 foram confirmados até 1° de julho. Pelo menos 641 pessoas morreram neste ano por causa da doença na capital.