ATUALIZAÇÃO DO PLANO MINAS CONSCIENTE Microrregional de Guanhães permanece na ONDA VERMELHA por mais uma semana, agora por decisão do Estado

ATUALIZAÇÃO DO PLANO MINAS CONSCIENTE  Microrregional de Guanhães permanece na ONDA VERMELHA por mais uma semana, agora por decisão do Estado
Imagem: Agência Minas

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado decidiu, nessa quinta-feira (27/5), pela manutenção das 14 macrorregiões de Saúde nas respectivas ondas do Minas Consciente em que se encontram atualmente. Com isso, a macro Centro, a qual Guanhães faz parte, permanecem na onda vermelha do plano.

O grupo, que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado e conta com integrantes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, entre outros órgãos, também deliberou sobre as microrregiões.

Na nova decisão do Estado, a Microrregião de Saúde de Guanhães, que estava na Onda Amarela, regrediu para Vermelha. No entanto, as nove cidades que compõem a micro, por decisão dos próprios gestores, já estavam seguindo as medidas estabelecidas pela Onda Vermelha há quase um mês.

NÚMEROS

Atualmente, em Guanhães, 60% dos leitos de UTI COVID no HIC encontram-se ocupados. Há um mês, no dia 28 de abril, a ocupação estava em 80%.

O número atual de pacientes confirmados em isolamento domiciliar em Guanhães é 275. Há um mês, no dia 28 de abril, esse número era mais que o dobro: 730.

No mês passado o município registrou 08 óbitos. Em maio, o número reduziu para 02.

Apesar do cenário aparentemente positivo, o momento ainda exige cautela. Vale lembrar que a maior parte da população ainda não foi imunizada e há outras variações do vírus em circulação.

Por  Informações Agência Minas