PF confirma a prisão de cidadão indígena, pivô das manifestações

PF confirma a prisão de cidadão indígena, pivô das manifestações
Apoiadores do presidente Bolsonaro justificaram o manifestação após prisão do cacique Tserere Xavante — Foto: Reprodução/Youtube

 

Por O Tempo Brasília


 

A Polícia Federal confirmou na noite desta sexta-feira (12) a prisão temporária de um cidadão indígena, em ação ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). A detenção é o motivo alegado por manifestantes para os atos que geraram incêndio de ônibus, depredação de carros e uma tentativa de invasão da sede da Polícia Federal.

 

A PF não cita o nome, mas trata-se do cacique Tsere Xavante, que ganhou notoriedade entre grupos bolsonaristas desde que as manifestações em frente ao Quartel-General do Exército começaram em Brasília. Ele se diz evangélico e pastor.

De acordo com a PF, "o preso encontra-se acompanhado de advogados e todas as formalidades relativas à prisão estão sendo adotadas nos termos da legislação, resguardando-se a integridade física e moral do detido".
Segundo a polícia, os "distúrbios verificados nas imediações do edifício-sede da Polícia Federal estão sendo contidos com o apoio de outras forças de Segurança Pública do Distrito Federal (PMDF, CBMDF e PCDF)".