Libertadores: Galo estreia na fase de grupos em casa; saiba mais detalhes

Libertadores: Galo estreia na fase de grupos em casa; saiba mais detalhes
Galo virou figurinha carimbada na Libertadores — Foto: Pedro Souza/Atlético

 

 

Por Igor Veiga 

Após o sorteio da Libertadores 2023, nesta segunda-feira (27), o Atlético caiu no grupo G da competição e terá pela frente na busca pelo bicampeonato o Athletico-PR, o Libertad (PAR) e o Alianza Lima (PER).

A primeira rodada da fase de grupos da Libertadores está marcada a próxima semana, com os jogos entre terça (4) e quinta-feira (6). A Conmebol ainda não havia definido data, local e horário, mas o que já se sabe é que o Galo irá estrear em casa contra o Libertad.

O time paraguaio se classificou para a fase de grupos da Libertadores ao ser o campeão nacional (do Apertura 2022). O Atlético irá se reencontrar com o Libertad após 6 anos. Na Libertadores 2017, ambas as equipes também se enfrentaram na fase de grupos. Jogando no Independência, o Galo venceu o time do Paraguai por 2 a 0. Em Assunção, o Atlético foi derrotado por 1 a 0.

Antes de estrear na Libertadores, o Atlético terá o primeiro jogo da final do Mineiro, contra o América, neste sábado (1°). Já o Libertad fará duas partidas antes, joga contra o General Caballero, nesta quinta-feira (30), e tem um clássico pela frente, contra o Cerro Porteño, no próximo domingo (2). O time da capital Assunção vem bem na atual temporada. Perdeu apenas um jogo em 2023 e manteve boa parte do time campeão paraguaio de 2022.

Os duelos entre Atlético e o campeão peruano Alianza Lima serão inéditos. As duas equipes jamais se enfrentaram por qualquer competição. O Athletico-PR, que chegou à Libertadores com o 6º lugar do Brasileirão de 2022, só jogou contra o Galo na Libertadores, em 2000. Na ocasião, o Atlético eliminou o Furacão na fase oitavas de final.