América x Galo: Cuca busca quarto título, e Lisca sonha com feito inédito.

Experientes, treinadores chegam à final do Campeonato Mineiro com o mesmo objetivo, levantar o troféu estadual. Duda Gonçalves | @otempo 15/05/21 - 07h10

América x Galo: Cuca busca quarto título, e Lisca sonha com feito inédito.
Treinadores buscam o primeiro título da temporada de 2021

A final do Campeonato Mineiro, com início neste domingo (16), às 16h, terá sabor especial para os treinadores. Lisca poderá conquistar seu primeiro título estadual, enquanto Cuca busca a quarta conquista do Mineiro. Os comandantes de América e Atlético viveram momentos diferentes em suas carreiras.

Esta é apenas a terceira vez que Lisca chega à uma final de Estadual, e espera conquistar o primeiro troféu em sua carreira profissional. A primeira final que disputou foi com o Náutico, em 2014.

O Náutico, de Lisca, encarou o Sport, e no primeiro jogo da final foi derrotado por 2 a 0, na Ilha do Retiro. Mesmo com a vantagem de empatar no segundo jogo para se sagrar campeão, o Leão da Ilha lutou pela vitória, e venceu a partida por 1 a 0, na Arena Pernambuco.

Cinco anos depois, Lisca voltou a uma final de campeonato estadual, desta vez com o Ceará. O Vozão foi o líder isolado na segunda fase com 15 pontos e avançou, com sobras, sobre o Floresta-Ce nas semifinais. Na decisão, encarou o Fortaleza. No jogo de ida, vitória do Leão do Pici por 2 a 0, na Arena Castelão, e na volta, novo triunfo do adversário por 1  a 0, também no Castelão.

Lisca até foi campeão estadual, mas da segunda divisão do Campeonato Gaúcho com o Porto Alegre, em 2009. 

Tradição

Cuca, por sua vez, vai para sua quarta disputa de Campeonato Mineiro. O treinador foi campeão três anos seguidos, em 2011 com o Cruzeiro e em 2012 e 2013 com o Atlético. No total, disputou sete finais de estaduais, entre Campeonato Mineiro, Paulista e Carioca.

Foi vice-campeão carioca com o Botafogo por dois anos consecutivos, em 2007 e 2008. As duas vezes, foi eliminado para o Flamengo. Em 2009, Cuca foi comanar justamente seu algoz, e conquistou o título estadual com o Rubro-Negro. Dois anos depois, veio à capital mineira para comandar o Cruzeiro, quando levantou seu primeiro troféu Estadual nas Minas Gerais. E nos anos seguintes as conquistas foram no Galo.

A última vez que disputou uma final de campeonato estadual foi com o São Paulo, em 2019. Nas fases finais, o Tricolor Paulista passou por Ituano e Palmeiras. Na decisão, o adversário foi o Corinthians. No primeiro jogo empate sem gols entre as equipes no Morumbi, e no jogo de volta, vitória do Timão por 2 a 1, na Arena Corinthians. O terceiro vice-campeonato estadual de Cuca.