Volume de chuva quase quatro vezes maior que o esperado deixa ruas alagadas em Governador Valadares

Mergulhão da avenida Minas Gerais está interditado e um trecho da avenida Brasil está interditado por causa da queda de um muro.

Volume de chuva quase quatro vezes maior que o esperado deixa ruas alagadas em Governador Valadares
Avenida Veneza alagada em Governador Valadares — Foto: Redes sociais

Por Fran Ribeiro ,

Uma tempestade de aproximadamente uma hora na noite dessa segunda-feira (11), deixou alagamentos e inundações em vários pontos de Governador Valadares. Choveu, segundo a Defesa Civil, 95 milímetros, contrariando órgãos de meteorologia que previam 25 mm para o dia.

O resultado de tanta água em tão pouco tempo, foi a incapacidade de escoamento nas ruas que ficaram alagadas.

O mergulhão da avenida Minas Gerais ficou cheio d'água está interditado na manhã desta terça-feira.

A prefeitura informou que um muro caiu na avenida Brasil, no trecho próximo ao Colégio Presbiteriano, sentido bairro/Centro, e por isso, o local está interditado.

No bairro Belvedere, na rua Carlos Drummond de Andrade, parte de uma rua cedeu e um container foi parar à margem da via.

No fim da noite de segunda, a Defesa Civil da cidade emitiu um comunicado informando que monitora a situação da cidade e que vistorias serão realizadas para a segurança da população.

Informou também, que não há registros de vítimas, nem desabrigados ou desalojados.

A orientação do órgão, é que os moradores não tentem atravessar correntezas com veículos ou a pé e procure um local seguro para se abrigar.

Ainda no comunicado a Defesa Cívil disse que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos já foi acionada para minimizar os estragos causados pelo temporal.

Governador Valadares está no alerta de perigo divulgado nessa segunda pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMET), que prevê das 10h de segunda até às 10h desta terça-feira (12), chuvas intensas com volumes de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta abrange os Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Para os próximos dias:

Nesta terça o INMET prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mínima de 20° e máxima de 27°.

Já para quarta, quinta e sexta, o sol deve predominar e os termômetros devem chegar a máxima de 32° e mínima, de 19°.

Orientações do INMET

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil no telefone 199 e Corpo de Bombeiros no 193.