Paraescalada é confirmada no Programa de Paralímpico de 2028

Proposta foi aprovada pelo Comitê Paralímpico Internacional, nesta quinta-feira (27/6)

Paraescalada é confirmada no Programa de Paralímpico de 2028
Paraescalada será incluída nos Jogos Paraolímpicos LA28

 

Por Bárbara Ribeiro

O Conselho de Administração do Comitê límpico Internacional (IPC) aprovou, nesta quinta-feira (27/6), a proposta do Comitê Organizador de LA28 para incluir a escalada paralímpica no programa dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Desta forma, o torneio contará com 23 modalidades paralímpicas. 

 

 

Veja também: Thiago Braz consegue liminar para disputar vaga para os Jogos Olímpicos de Paris

A partir desta decisão, o Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos poderá propor IPC um ou mais eventos adicionais em novos esportes, considerando os critérios absolutos do Conselho.

 

De acordo com Marco Scolaris, presidente da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), vê a inclusão da paracanoagem no programa paralímpico como uma oportunidade de outras pessoas conhecerem essa modalidade em todo mundo.

 

"A diversidade e a cultura de inclusão de Los Angeles oferecem o palco ideal para sediar os primeiros Jogos Paraolímpicos da cidade e elevar o Movimento Paraolímpico em todo o mundo", disse o presidente do LA28 e presidente Casey Wasserman.

 

"A LA28 está entusiasmada em receber os atletas e fãs da escalada paralímpica e agradecemos ao Comitê Paraolímpico Internacional por sua parceria e colaboração para adicionar este esporte dinâmico e emergente ao Programa de Esporte Paraolímpico de 2028."

 

A inclusão da paraescalada no programa paralímpico foi bem avaliada por Andrew Parsons, presidente do IPC.

 

“ A paraescalada é um esporte emocionante e de ritmo acelerado que tenho certeza que atrairá novos públicos aos Jogos Paraolímpicos. Basta ver o impacto do esporte no programa dos Jogos Olímpicos para entender isso”, declarou Parsons. “Até 2028, a escalada paralímpica será o quinto esporte novo no programa esportivo paralímpico nos últimos 12 anos, sublinhando o desejo do IPC de manter os Jogos Paralímpicos atualizados e uma vitrine da diversidade do Movimento Paralímpico”, completou.

 

Os Jogos Paralímpicos de Los Angeles acontecem de 15 a 2027 de agosto de 2024. Ao todo 23 esportes, até o momento, farão parte do programa palímpico são eles: Futebol para cegos, Bocha, Goalball, Tiro com arco, Paraatletismo, Badminton, Canoagem, Escalada, Ciclismo, Hipismo, Judô, Levantamento de peso, Remo , Para natação, Para tênis de mesa, Para taekwondo, Para triathlon, Tiro paraesportivo, Voleibol sentado, Basquete em cadeira de rodas, Esgrima em cadeira de rodas, Rugby em cadeira de rodas e Tênis em cadeira de rodas.

 

No Rio 2016, a canoagem e o triatlo paralímpicos foram incluídos pela primeira vez na programação esportiva dos Jogos Paralímpicos, enquanto em Tóquio 2020 o badminton e o taekwondo paralímpico fizeram sua estreia paraolímpica.

 

 

Como foi a inclusão da paraescalada em LA28?

Durante o processo de candidatura da Federação Internacional lançado em 2022, um recorde de 33 desportos submeteram candidaturas ao IPC para serem incluídos nos Jogos Paralímpicos LA28. Após uma longa avaliação, o IPC aprovou 22 esportes em janeiro de 2023 e concedeu aos Jogos de Los Angeles a oportunidade de incluir o Para-escalada ou o Para-surf.

 

 

Desde então, o LA28 conduziu um processo de avaliação minucioso, com estreita consulta às Federações Internacionais e ao IPC, para coletar as informações necessárias para chegar a uma proposta final. Semelhante aos critérios de avaliação utilizados para avaliar disciplinas desportivas e potenciais novos desportos para os Jogos Olímpicos de 2028, o LA28 avaliou a popularidade global e nacional, a universalidade nos principais eventos internacionais, bem como o custo e a complexidade do desporto selecionado