'Terremoto' em Congonhas: Defesa Civil é acionada após relato de tremor de terra

'Terremoto' em Congonhas: Defesa Civil é acionada após relato de tremor de terra
Barragem da Casa de Pedra está segura, informou Defesa Civil Foto: Uarlen Valério

 

Por LAURA MARIA

 

A Defesa Civil de Congonhas foi acionada após relato de “terremoto” que teria ocorrido no município da região Central de Minas Gerais entre as 21h30 e 22h da noite de domingo (15). Agentes do órgão estão, na manhã desta segunda-feira (16), na barragem Casa de Pedra, pertencente à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), realizando vistorias. Militares do Corpo de Bombeiros também estão no local.

Relatórios do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília apontaram registro de um tremor que atingiu 2.1 na Escala Richter. A informação foi divulgada nesta manhã de segunda-feira.

A Defesa Civil informou que a barragem de Casa de Pedra, até o momento, está segura. 

A prefeitura de Congonhas informou, por meio de nota, que também esteve na barragem e confirmou o tremor de terra. "A Prefeitura e a Defesa Civil reforçaram o patrulhamento e a vistoria no local, para seguir acompanhando de perto quaisquer procedimentos e possíveis novos tremores", disse em nota.

Na internet, alguns internautas relataram ter sentido o tremor de terra na cidade. "Alguém também observou um tremor na região da Fonte dos Moinhos?", escreveu uma pessoa no Facebook. "Ta doido, alguém percebeu um tremor forte agora região cristo rei/dom oscar de uns 7 segundos?", postou um internauta.

Veja algumas reações no Twitter:

Teve tremor em Congonhas denovo ontem, pra variar CSN disse que não foi nada. Aff odeio o capitalismo

— sara (@sara_cassini) August 16, 2021

E mais um tremor maluco em Congonhas. Dessa vez eu senti kkkkkkk

— Mandrake Mucilon (@mdediamante1) August 16, 2021

alguem tem que estudar esses tremores aqui em congonhas, né normal não

— silveira (@_lucass16) August 16, 2021

Empresa nega relação

A CNS informou ao O TEMPO que não detectou nenhum tremor na cidade. "O monitoramento realizado permanentemente não verificou nenhuma anomalia na barragem Casa de Pedra que permanece segura e estável", informou a empresa.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado na noite de domingo. De acordo com o órgão, o Gerente de Segurança Patrimonial da CSN foi contactado para apuração. Este, por sua vez, relatou que a empresa já havia recebido essa informação e que, após verificação com sua equipe de geologia, não foi constatada nenhuma irregularidade até o momento. 

A corporação informou que fez contato com outros órgãos, que também disseram não ter havido o tremor de terra. Disse também que militares do Corpo de Bombeiros estão no local.