Aeroporto de Confins é escolhido o quinto melhor do mundo por passageiros

Aeroporto de Confins é escolhido o quinto melhor do mundo por passageiros
Terminal 1 fica mais moderno, após conclusão de obra em Confins — Foto: Divulgação BH Airport

 

Por Simon Nascimento

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, foi escolhido o quinto melhor terminal de viagens aéreas do mundo em uma pesquisa feita com base na experiência de passageiros. O levantamento consta no AirHelp Score, de 2022, que elencou um ranking mundial dos aeroportos. 

Para chegar ao estudo, a experiência dos clientes durante embarques e desembarques embasou a pesquisa. São analisados pontos como pontualidade, opinião do passageiro e serviços de alimentação e compras. O aeroporto de Confins alcançou a nota 8.40, a mesma alcançada pelo Hyderabad Rajiv Gandhi International Airport, da Índia, que dividiu a quinta colocação com o terminal mineiro.

O japonês Tokyo Haneda International Airport alcançou o primeiro lugar, com pontuação de 8.83. Classificado como o segundo melhor do mundo, mais um brasileiro, o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre em Recife, com 8.52 pontos. Atrás dele, outro japonês no topo do ranking: Tokyo Narita International Airport, com score de 8.49. Viracopos, em Campinas, se posiciona em quarto lugar, com 8.41 pontos. Atrás do BH Airport, está o Aeroporto de Congonhas, em, registrando 8.32 pontos.

 

Estudo

Dos mais de quatro mil terminais instalados no mundo, o AirHelp, especialista global em direitos dos passageiros, selecionou 151 aeroportos para a classificação, em função de maior tráfego aéreo e popularidade. O desempenho de pontualidade, avaliado estatisticamente através de informações reais e precisas, é priorizado na pontuação final, com peso de 60% no ranking. A opinião do cliente sobre a equipe do aeroporto, tempos de espera, acessibilidade e limpeza pesa 20%. 

O mesmo que a avaliação de alimentação e compras contribui para a classificação final dos aeroportos. A pontualidade é o fator preponderante para colocar o BH Airport em evidência no ranking global da aviação. Com pontuação de 8.78, o terminal internacional mineiro superou o score de 8.72 do aeroporto de Recife, segundo colocado no ranking, 8.39 do Tokyo Narita International Airport, terceiro colocado, 8.45 de Viracopos, quarto colocado, e 8.11 do aeroporto indiano, quinto colocado.

Vale registrar que a pontualidade do número 1 do ranking é de 8.89 pontos. “Estar entre os dez melhores aeroportos do mundo é motivo de orgulho e resultado do nosso compromisso em fortalecer o BH Airport como um hub de proximidade, pronto para encurtar distâncias e conectar destinos, sempre com foco em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes”, declara o CEO do BH Airport, que administra o terminal de Confins, Kleber Meira.

“Neste ano, saltamos de 7 milhões de passageiros em 2021 para cerca de 10 milhões, evoluímos em conectividade voando para mais de 50 destinos, expandimos nossas operações comerciais lançando 15 lojas em 11 meses, concluímos a primeira etapa da reforma do Terminal de Passageiros 1, estamos ampliando o primeiro e único Aeroporto Industrial do país e lançamos o projeto do Centro de Inovação, que contribui para o nosso reconhecimento como o melhor aeroporto do país”, pontuou Kleber Meira.