Kalil sobre reabertura de BH: ‘Estamos começando a ver uma luz no fim do túnel’

Kalil sobre reabertura de BH: ‘Estamos começando a ver uma luz no fim do túnel’

 

Por: RAFAELA MANSUR

 

Após uma reunião de cerca de duas horas de duração com representantes do comércio na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou que ainda não há uma data definida para a reabertura do comércio na cidade.

De acordo com o presidente do Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), Nadim Donato, a expectativa é de que um retorno sobre o assunto seja dado nesta sexta-feira (31). Ele disse que ainda há esperança de que as atividades sejam retomadas no dia 4 de agosto, antes do Dia dos Pais. 

Kalil afirmou que está mais animado em relação aos indicadores da Covid-19. “A partir desta semana começamos com números mais animadores. Volto a pedir a colaboração da população porque tem muito funcionário e empresário sofrendo. Quanto mais gente puder ficar em casa, será melhor para todo mundo”, afirmou o prefeito. “Estamos começando a ver uma luz no fim do túnel”, completou. 

Segundo Nadim Donato, a expectativa é que os estabelecimentos de todos os setores reabram juntos, ainda na próxima semana. “Não estamos aguentando mais. O comércio não tem dinheiro para pagar o funcionário, acabou, mandamos embora mais de 50% do quadro funcional. Vamos voltar com 30%, 50% dos funcionários. Precisamos abrir o mais rápido possível”, disse. “Se conseguirmos abrir no dia 4, será muito positivo para nós”, concluiu. 

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (Sindhorb), Paulo Pedrosa, disse que BHTrans está mapeando cerca de 70 pontos para fechamento de vias com maior concentração de bares e restaurantes. Ele também espera que a reabertura possa ocorrer a partir da próxima semana.