Gestor do Cruzeiro, Ronaldo quer prêmio para campeão da Série B: 'seria justo'

Vencedor da divisão de acesso nacional garante apenas uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil

Gestor do Cruzeiro, Ronaldo quer prêmio para campeão da Série B: 'seria justo'
Ronaldo almeja premiação ao campeão da segunda divisão — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Proprietário da SAF do Cruzeiro, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno apontou que existe uma discussão na CBF para que o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro receba uma premiação pela conquista. Atualmente, o vencedor da divisão de acesso nacional garante apenas uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil. 

Para Ronaldo, no entanto, a situação é considera injusta. Ingressando na terceira fase do torneio nacional, o campeão da Série B deixaria de receber a premiação das fases anteriores do torneio nacional, onerando o caixa das equipes, que na temporada seguinte voltam à prateleira de cima do futebol brasileiro. 

"Estamos discutindo com a CBF que o campeão da Série B não tem outro benefício nenhum, além do acesso. Não tem prêmio financeiro. Avança duas fases na Copa do Brasil, mas não ganha o dinheiro dessas fases", disse Ronaldo. 

Nesta temporada, o Cruzeiro foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas conseguiu embolsar R$ 7,67 milhões por ter disputado as fases anteriores do torneio. 

"Há uma discussão com a CBF, independentemente de quem vai ganhar, porque o campeão tem que ter benefícios financeiros e esportivos. É justo. Vamos ver", acrescentou Ronaldo, que revelou ainda seu otimismo com a possibilidade de mudança desta situação junto à entidade que rege o futebol nacional ainda para esta temporada.

"Estamos discutindo, acho que vamos chegar a uma solução para todos. O campeão da Série B tem que ter um benefício, não o que o da Série A tem, mas acho que ter algum seria justo", observou o Fenômeno. 

Hoje o Cruzeiro tem 87,6% de chances de ser campeão da Série B, de acordo com o departamento de matemática da UFMG, enquanto as chances de acesso são superiores a 99%. A equipe celeste volta a jogar no domingo (21) contra o Grêmio, na Arena, às 16h, pela 25ª rodada. O Cruzeiro lidera a competição, com 53 pontos conquistados, 10 a mais que o Grêmio, o terceiro colocado. 

Atualmente, os clubes da Série B receberam um incremento no orçamento em relação à disputa da competição. Esse valor vem das placas de publicidade ao redor dos gramados. O novo acordo firmado pela CBF estipula que cada um dos 20 clubes da Série B vão receber cerca de R$ 1,2 milhão, divididos em seis vezes, pelo dinheiro das placas. Este é só um pedaço das crifras, que ainda incluem cotas de TV e o pay-per-view. 

O TEMPO Newsletters

As principais notícias de Minas, do Brasil e do mundo. Inscreva-se agora, é de graça!