Quem são as pessoas que subiram a rampa do Planalto e entregaram faixa a Lula

Quem são as pessoas que subiram a rampa do Planalto e entregaram faixa a Lula
Cidadãos brasileiros foram escolhidos para subir a rampa do Palácio do Planalto com Lula, a primeira-dama, Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin — Foto: Evaristo Sá/AFP

 

Por Renato Alves
 

Aline Sousa, uma mulher negra de 33 anos, catadora de material reciclável, foi quem entregou a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde deste domingo (1º). Ela foi um dos cidadãos brasileiros escolhidos para subir a rampa do Palácio do Planalto com o já empossado presidente, a primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin. 

Confira quem são as pessoas que subiram a rampa com Lula:

  • Francisco, 10 anos, morador de Itaquera: é corintiano, faz natação, em 2022 ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região).
  • Aline Sousa, 33 anos, catadora: tem 33 anos, catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadora na família. Sua mãe e avó materna são catadoras da mesma cooperativa. Mãe de filhos 6 meninos e 1 menina, em 2012 Aline foi eleita diretora Secretária da Rede CENTCOOP-DF e 3 anos depois a primeira Presidenta da Rede. Hoje está no seu terceiro mandato. Ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional em 2013 representando os catadores e catadoras do DF.  Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida onde desde 2009 e mais outras 30 famílias de catadores que também foram contemplados. 
  • Cacique Raoni: dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Bepkrakti é reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos e dedicou sua vida a defesa da vida e dos territórios desses povos.
  • Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico: tem 36 anos, é metalúrgico do ABC desde seus 18 anos. Atualmente trabalha na Delga, em Diadema. Tendo passado também por mais duas empresas da categoria: Tecnobank Indústria Metalúrgica e Balanças Toledo. 
  • Murilo Jesus, 28 anos, professor: tem 28 anos, filho de Margarida Cristina de Quadros e Júlio César de Jesus. É professor, formado em Letras Português e Inglês (UTFPR) e mora em Curitiba. Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.
  • Jucimara Santos, cozinheira: paranaense nascida em Palotina e hoje morando em Maringá. Cozinha para na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e quando tem condições faz pão para doação.
  • Ivan Baron, que tem paralisia cerebral: Jovem potiguar teve, os 3 anos de idade, meningite viral, doença que causou a paralisia.
  • Flávio Pereira, 50 anos, artesão: tem 50 anos, nascido em 7 de maio de 1972, natural de Pinhalão, estado do Paraná. Filho de Iraci Rosa Pereira e José Paulo Pereira. Esteve na vigília Lula Livre nós 580 dias ajudando nas atividades do cotidiano.

Além deles, a primeira-dama, Janja, levou a sua cachorra, Resistência, que subiu a rampa em seu colo.

 

 

Bolsonaro foi para os EUA no penúltimo dia de mandato

Jair Bolsonaro (PL) se recusou a passar a faixa para seu sucessor,ignorando o rito democrático – ele embarcou na sexta-feira (30) para os Estados Unidos para passar a virada do ano, sem dizer quando volta.

 

Desde que Bolsonaro sinalizou a apoiadores que não participaria da posse, os detalhes da entrega da faixa presidencial viraram motivo de especulação e foram tratados como mistério pelo entorno do petista.