Prefeitura de BH detalha programa de bolsas estudantis para escolas e faculdade

Por LARA ALVES
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou na manhã desta quarta-feira (14) um portaria sobre o sorteio de bolsas estudantis integrais e parciais para ingresso em oito escolas particulares da cidade e na Universidade Fumec, no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul.
O sorteio acontecerá apenas em 17 de dezembro, mas interessados em inscrever-se para as oportunidades têm que estar atentos às datas de cadastro: começa a ser feito em 1º de dezembro e será encerrado seis dias depois, no dia 7 do mesmo mês. Em função da pandemia do novo coronavírus, o processo acontecerá à distância e o cadastro on-line para o sorteio acontecerá por meio do site da PBH – o município ainda espera para decidir se autorizará ou não a presença de inscritos no horário do sorteio.
A disponibilidade de bolsas em instituições particulares de Belo Horizonte é fruto de uma doação de terreno feita pelo municípios às escolas e à faculdade para construção de seus prédios que, em contrapartida, cedem anualmente algumas vagas a moradores da cidade.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), serão sorteadas bolsas para estudantes no Ensino Fundamental ou que pretendam seguir graduações e graduações tecnológicas no próximo ano.
Sete entre as oito escolas particulares concedem bolsa equivalente a 50% do valor da mensalidade, a oitava escola, que é o SESI Newton Antônio da Silva Pereira, no bairro São Paulo, região Nordeste de Belo Horizonte, oferece bolsa integral com intenção total da mensalidade. Quanto à Fumec, serão disponíveis bolsas equivalentes a um desconto de 25% no preço da mensalidade.
A Secretaria Municipal de Educação ainda não detalhou quantas bolsas estarão disponíveis em cada unidade. Entretanto, sabe-se de antemão que há, pelo menos, sete vagas em cada uma delas a título de reserva – exceto para o SESI, onde são 25, e para a Fumec, que tem 15 vagas no cadastro de reserva.
Aliás, em relação à faculdade, é necessário que o candidato seja aprovado no processo seletivo próprio da instituição. Interessados em se candidatar à bolsa de estudo têm que estar matriculados ou terem sido pré-selecionados até 24 de novembro na unidade para a qual deseja receber o benefício – cada instituição definirá a data de seu processo de seleção.
A portaria disposta no DOM desta quarta-feira também prevê renovação da bolsa de estudos para o próximo ano em relação a estudantes que já têm o benefício. Esta renovação deverá ser feita até 22 de dezembro na secretaria da instituição de ensino. Aqueles que não renovarem, perdem automaticamente a ajuda. Alunos reprovados nas escolas não podem solicitar renovação, regra que também se aplica a estudantes que cursaram menos de três disciplinas durante o semestre na Fumec.
Entenda a distribuição de bolsas
50% do valor da mensalidade para as seguintes instituições:
- Colégio Logosófico González Pecotche (apenas para a Unidade Cidade Nova);
- Colégio Loyola (Cidade Jardim);
- Colégio Santa Doroteia (Sion);
- Colégio Santa Maria (apenas para a Unidade Cidade Nova);
- Colégio Santa Rita de Cássia (Barreiro);
- Colégio São Paulo (Cidade Jardim);
- Colégio São Paulo da Cruz (Barreiro).
100% do valor da mensalidade para a escola SESI – Newton Antônio da Silva Pereira (São Paulo)
25% do valor da mensalidade para cursos de graduação e graduação tecnológica da Universidade Fumec (campus Cruzeiro).
Comentários (0)
Comentários do Facebook