INCÊNDIO CRIMINOSO: Queimada atinge extensa área verde da zona urbana de Guanhães e deixa moradores indignados
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros com auxílio da Defesa Civil e um caminhão pipa do município

Setembro é época da seca, e ascende alerta para as nocivas queimadas que já tem acometido com frequência diversos pontos da zona urbana de Guanhães e também áreas da zona rural.
No fim da tarde de desta segunda-feira (13) o fogo atingiu uma extensa área verde que liga os bairros Amazonas, Jardim e Grota da Égua. Nas redes sociais, moradores fotografaram o momento e expuseram sua indignação.
Uma moradora do bairro Jardim, Kirian Miranda, contou à reportagem da Folha que precisou dormir fora de casa por conta da fumaça e fuligem.
“Cheguei do trabalho aproximadamente 18:30 e já dava pra avistar o fogo, que se alastrou muito rápido. Às 19h percebi que havia subido muito e em menos de 30 minutos já estava avançando para a nossa casa. Um vizinho chegou a se arriscar com a mangueira na tentativa de cessar ar chamas. Outra vizinha precisou sair de casa pelo fato de seu filho ter bronquite. Ela me deu carona. Quase 21h retornamos pra casa, porém estava tudo muito esfumaçado. Tentamos ficar em casa, com ajuda de ventilador, mas foi impossível pois a cabeça já doía. Às 23h tivemos que sair. Não dava para permanecer em casa”, contou a moradora que precisou dormir na casa de familiares.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil do município de Guanhães, Jackson Ferreira, o incêndio teve origem criminosa e o fogo foi controlado após o acionamento do Corpo de Bombeiros e auxílio de um caminhão pipa do município, até a chegada de duas viaturas do CBMMG.
Ainda conforme as informações da Defesa Civil, o foco teve início em um vale, ao fundo do bairro Jardins. Nenhum suspeito foi identificado até o momento. Os profissionais ainda estão fazendo a estimativa da área afetada.
QUEIMADA É CRIME!
O atual período é favorável ao aparecimento de queimadas por conta da vegetação seca e baixa umidade do ar. No entanto, quando o incêndio é provocado por ação humana, sem autorização dos órgãos responsáveis, é uma prática considerada criminosa.
Atear fogo em vegetação, mesmo que seja em lotes urbanos, é infração grave e pode ser considerada crime tanto pelo Código Penal quanto pela lei de crimes ambientais. O valor da multa varia de R$ 556,50 a R$ 2.642,60 por hectare a depender da área incendiada.
Segundo as informações divulgadas pela Defesa Civil, quando acionada pela população, o foco é avaliado e conforme a gravidade e intensidade, há o acionamento do Corpo de Bombeiros ou caminhão pipa para o combate das chamas.
COMO DENUNCIAR?
Se você presenciar alguém colocando fogo em lotes e/ou vegetação, a recomendação das autoridades é filmar ou fotografar o momento para que o autor seja identificado e responsabilizado. Os arquivos devem ser enviados para um dos seguintes destinatários:
- Whatsapp do Responsável pela Defesa Civil em Guanhães (33) 98437-9170 (Jackson).
- E-mail: 5gpmamb@gmail.com
- Telefones: (33) 3421-5820/190/193
Comentários (0)
Comentários do Facebook