BUSCAS Vários corpos são resgatados após acidente entre avião e helicóptero em Washington, nos EUA

Ao menos 67 pessoas estavam a bordo das aeronaves; ainda não há registros de sobreviventes

BUSCAS Vários corpos são resgatados após acidente entre avião e helicóptero em Washington, nos EUA
Unidades de resposta a emergências avaliam destroços de aviões no Rio Potomac, perto do Aeroporto Ronald Reagan em Washington _Foto: Andrew Harnik/Getty Images/AFP

Na rede social X, o senador de Kansas Roger Marshall chamou o acidente de "pesadelo".

 

"Fluxo de faíscas" 

Uma testemunha, Ari Schulman, contou que estava dirigindo para casa quando viu o que descreveu como "um fluxo de faíscas" e algo parecido com fogos de artifício quando ocorreu a colisão. "Inicialmente, eu vi o avião e parecia que estava bem, normal. Estava a ponto de pousar", declarou ao canal CNN.

 

"Três segundos depois estava completamente inclinado à direita... Eu conseguia ver a parte inferior, estava iluminado com um amarelo muito brilhante, e havia um fluxo de faíscas embaixo dele", acrescentou.O aeroporto Ronald Reagan anunciou a suspensão de todos os pousos e decolagens.

 

"Que Deus os abençoe", afirmou o presidente Donald Trump em um comunicado. Algumas horas mais tarde, em sua plataforma Truth Social, o republicano escreveu que o acidente "deveria ter sido evitado".

 

"Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer, em vez de perguntar se viram o avião. Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada", escreveu Trump.No local do acidente, policiais e bombeiros participam em uma operação de busca e resgate. O comandante dos bombeiros de Washington, John Donnelly, afirmou em uma entrevista coletiva que "as condições são extremamente difíceis para os socorristas" devido ao "frio, vento forte e gelo" no rio.

 

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou que mobilizou "todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos Estados Unidos". Vídeos publicados nas redes sociais mostram helicópteros sobrevoando o rio durante as buscas.

 

Perto do aeroporto, dezenas de luzes intermitentes foram ativadas nas margens do rio Potomac durante a madrugada. Dezenas de caminhões de bombeiros também seguiram para o local, alguns com reboques que transportavam botes infláveis.