Atléticanoso-MG e Cuca traçam acordo; campeão da Libertadores prepara volta ao clube após sete

Galo e técnico se reuniram nesta terça, com desfecho positivo; Cuca substituirá Jorge Sampaoli

Atléticanoso-MG e Cuca traçam acordo; campeão da Libertadores prepara volta ao clube após sete
Cuca — Foto: Anderson Lira/Estadão Conteúdo

Após reunião nesta terça-feira, Atlético-MG e Cuca encaminharam um acordo para que o treinador volte ao clube. O técnico campeão da Libertadores 2013, que ocupará o cargo vago deixado por Jorge Sampaoli, deu resposta positiva quanto ao convite do Galo para um retorno após sete anos fora, segundo apurou o ge. Aos 57 anos, Cuca estava sem clube desde que deixou o Santos, logo depois do Brasileirão 2020.

+ Notícias do Atlético

Ainda não houve estabelecimento de data exata para Cuca ir até Belo Horizonte e iniciar o trabalho na equipe principal. Os jogadores titulares do Atlético ganharam folga até 8 de março, e o clube usa time alternativo no início do Campeonato Mineiro. Cuca, em Curitiba, segue ocupado com problemas familiares e precisa de um tempo para acertar a mudança. As conversas entre as partes foi para um contrato de dois anos.

Juntos, Cuca e Atlético venceram dois títulos do Mineiro, além da máxima glória da história do clube na Copa Libertadores. Em dezembro de 2013, com o terceiro lugar no Mundial de Clubes no Marrocos, Cuca decidiu sair do Atlético, após proposta milionária da China (Shandong Luneng).

Cuca — Foto: Anderson Lira/Estadão Conteúdo

Cuca — Foto: Anderson Lira/Estadão Conteúdo

O Atlético mirou em Renato Gaúcho, mas precisava esperar alguns dias até o treinador do Grêmio decidir sua vida (permanência ou não no Tricolor) após a finalíssima da Copa do Brasil em 7 de março. Nome de técnico estrangeiro foi analisado pela diretoria do Atlético, mas descartado.

Cuca era um nome de agrado do colegiado que administra o Atlético, principalmente pela capacidade de montar times competitivos. Vem, de forma recente, de um vice-campeonato da Libertadores 2020 no Peixe. O retorno de Cuca ao Galo reflete previamente, por exemplo, na renovação de contrato de Diego Tardelli por mais três meses. Trabalharam juntos no clube alvinegro e também na China.

 

 

No Atlético, Cuca ficou entre setembro de 2011 e dezembro de 2013. Fez 153 jogos no comando da equipe principal, com 80 vitórias, 34 empates e 39 derrotas. Depois da despedida no Galo, foi para o Shandong Luneng (2014-2015), e voltou ao Brasil para treinar o Palmeiras em duas vezes. Foi campeão brasileiro em 2016.

Voltou ao Santos em 2018, deixou o Peixe no fim da temporada para ser substituído por Sampaoli, trabalhou no São Paulo em 2019 e estava no time da Vila Belmiro entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021.