Aliados dizem que Nikolas quer concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte em 2028
Amigos e pessoas próximas ao deputado disseram a O TEMPO Brasília que já foram comunicados sobre o plano municipal, mas a eventual candidatura a prefeito ainda precisa ser construída

Por Lucyenne Landim
BRASÍLIA - O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) não considera, no futuro próximo, disputar outro cargo em âmbito nacional ou estadual em Minas Gerais. Pessoas próximas ao parlamentar, ouvidas pela reportagem de O TEMPO Brasília, contam que ele tem confidenciado outro desejo político e pessoal: o de ser prefeito de Belo Horizonte.
O plano de Nikolas passa por se reeleger deputado federal em 2026 e, nas eleições de 2028, colocar seu nome nas urnas como candidato ao comando da capital mineira. A motivação seria o Orçamento que um prefeito tem nas mãos, maior e de mais fácil controle do que os recursos parlamentares via emendas.
Com passagem pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nikolas foi eleito para uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2022, quando tinha 26 anos. Naquele pleito, foi o deputado mais votado em todo o país, somando 1,47 milhão de votos. A projeção foi resultado da influência digital do mineiro, hoje com mais 17 milhões de seguidores só no Instagram.
É essa a influência que Nikolas quer manter para cacifar seu futuro político, ainda que seus eleitores o desejem em um cargo acima do que ocupa hoje. Nas redes sociais, seguidores do mineiro não escondem que querem vê-lo no Senado ou na Presidência da República. No entanto, esse pedido esbarra na lei, que exige um mínimo de 35 anos para esses cargos – ele tem 28.
Ainda que tenha ambição municipal, aliados a quem Nikolas já confidenciou seu plano avaliam que não é estratégico que o deputado retire seu nome das especulações de âmbito nacional ou estadual e já declare a intenção pela prefeitura da capital mineira. O planejamento é, nesses três anos, consolidar essa eventual candidatura nos bastidores com lideranças políticas.
Na quinta-feira (3), por exemplo, Nikolas levou às suas redes sociais uma pesquisa que o apresenta na corrida ao governo de Minas em 2026. “Mais uma pesquisa que me coloca à frente na pesquisa para governo de Minas. Reflexo da confiança em nosso trabalho. Fico muito feliz”, comentou.
Também nesta semana, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) falou sobre a especulação do nome de Nikolas ao governo estadual. O senador declarou que abriria mão da própria candidatura se o deputado despontar como a melhor opção da direita.
“A gente pode conversar e se organizar, eu e ele. Como a gente é próximo, não tem sentido sairmos os dois candidatos", disse. "Se ele (Nikolas) achar que está preparado e o povo mineiro concordar, não tenho problema nenhum de ter humildade e apoiá-lo”, frisou Cleitinho, descartando uma chapa entre os dois.
A reportagem de O TEMPO Brasília procurou o deputado para comentar sobre seu anseio político para o futuro, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Comentários (0)
Comentários do Facebook