Segunda remessa de vacinas é distribuída em Minas Gerais nesta quinta

Nesta quinta saíram do Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, 173,3 mil doses da vacina em 32 caixas e foram enviadas ao interior

Segunda remessa de vacinas é distribuída em Minas Gerais nesta quinta
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Por NATÁLIA OLIVEIRA

 

A segunda remessa de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) começou a ser distribuída em Minas Gerais nesta quinta-feira (28). São 356,3 mil doses da AstraZenaca e da CoronaVac. Os imunizantes chegaram no Estado no domingo (24).

Nesta quinta saíram do Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, 173,3 mil doses da vacina em 32 caixas e foram enviadas ao interior. Nesta sexta-feira (29), outros 79,540 mil imunizantes também vão para as cidades do interior em 15 caixas. 

"As vacinas serão transportadas, via aérea, a partir do seguinte esquema de distribuição: 47 caixas para as Unidades Regionais de Saúde, entre quinta e sexta-feira, exceto para a URS de Belo Horizonte, que buscará 21,860 mil doses da CoronaVac e 23,5 mil doses da AstraZeneca na Rede de Frio (centro de chegada e distribuição das doses, localizado no bairro Gameleira)", informou o governo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte vai receber  58,1 mil doses na rede de frio também nesta quinta-feira, à tarde. Serão 40,5 mil doses da AstraZenaca e 17,6 mil da CoronaVac.

“Para nós, é muito importante sabermos que todos os municípios receberão as doses de forma igualitária, podendo iniciar, ao mesmo tempo, suas campanhas”, avalia o  secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. 

As vacinas são transportadas por via aérea para evitar que elas passem por congestionamentos em via terrestre, já que são bem sensíveis. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos destaca que é importante que os municípios assegurem o intervalo ideal entre a aplicação da primeira e segunda dose.