Saiba tudo sobre a tão esperada inauguração do Posto Avançado do CBMMG que acontece na próxima terça, em Guanhães

Saiba tudo sobre a tão esperada inauguração do Posto Avançado do CBMMG que acontece na próxima terça, em Guanhães
FOTO: CBMMG

Como muitos já sabem, Guanhães está sendo contemplada com a inauguração do Posto Avançado (PA) que tem sua sede instalada na avenida Ciro Nunes, nº 547 A, no bairro Amazonas. A solenidade de inauguração acontece no dia 14 de junho, às 10h, e contará com a presença do secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, representando o governador Romeu Zema e o comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva.

Situada a noroeste da Bacia do Rio Doce, na interseção das Rodovias MGC-120 e da BR-259, o município de Guanhães tem uma população estimada em 34.818 pessoas e, atualmente, ocupa um relevante papel na economia local. A cidade, além de ofertar serviços para mais de 20 municípios circunvizinhos, possui uma população flutuante superior a 20 mil pessoas por dia.

Em mais um esforço de expansão do atendimento da corporação no estado de Minas Gerais, a inclusão de uma fração do Corpo de Bombeiros no município contribuirá para garantir a proteção dos cidadãos do Rio Doce, por meio de uma pronta resposta mais adequada às necessidades deste contexto social.

Estrutura

A fração, em atividade desde o dia 19 de maio, conta com instalações e equipamentos modernos, adquiridos por meio de um esforço conjunto, envolvendo o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Guanhães, o CBMMG, o Ministério Público e parlamentares.

Desse modo, o PA – Guanhães estará vinculado ao 7º Pelotão de Bombeiros Militar, situado em São João Evangelista, sendo este subordinado ao 6º Batalhão de Bombeiros Militar, em Governador Valadares, e contará, inicialmente, com uma Unidade de Resgate, uma Auto Bomba Tanque Salvamento e 16 militares.

Articulação

Portanto, a nova unidade do CBMMG estará apta a salvaguardar a vida e o patrimônio da população dos seguintes municípios: Carmésia, Divinolândia de Minas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Gonzaga, Materlândia, Sabinópolis, Santa Efigênia de Minas, Senhora do Porto e Virginópolis.

Turismo na cidade requer um serviço de proteção rápido e eficiente

A cidade de Guanhães pertence ao circuito da Estrada Real e das Trilhas do Rio Doce, fato que atrai o turismo e movimenta a economia local. O ecoturismo é o carro-chefe da região, especialmente pela oferta de cachoeiras famosas como a de Pombas, Sereno, Carranca, Rodrigues, Witu, Fumaça e Usina. Locais com grande visitação de turistas, motivo pelo qual, também são constantes as ocorrências de pessoas perdidas, afogamentos e outros atendimentos que agora irão contar com mais proteção, agilidade e eficiência devido à presença do Corpo de Bombeiros no município.

Além das cachoeiras, a região também conta com pontos turísticos muito visitados como a Pedra da Gafurina, a Lagoa Grande, o Morro do Quartel. E do ponto de vista da proteção contra os incêndios florestais, destaca-se o Parque Estadual Serra da Candonga, com mais de 3 mil hectares que preservam riquezas da fauna e flora, além de vinte nascentes de cursos d’água e oito represas.

Patrimônio ambiental que exige um planejamento de prevenção criterioso e arrojado para evitar, dirimir e conscientizar a população local sobre a importância de ações conjuntas que visem o bem-estar comum, papel que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais vem buscando estabelecer em todo o estado.

FONTE: CBMMG