Preso autor de Crime bárbaro ocorrido na zona rural de Rio Vermelho no final de 2021.

Preso autor de Crime bárbaro ocorrido na zona rural de Rio Vermelho no final de 2021.
Divulgação PCMG

Trata-se de INQUÉRITO POLICIAL instaurado mediante PORTARIA para apurar a autoria, materialidade, circunstâncias e motivações do delito de HOMICÍDIO QUALIFICADO e MAJORADO CONSUMADO, em desfavor do investigado N. M. G., 47 anos de idade, em face da vítima José Francisco do Nascimento, 61 anos de idade. Este crime ocorreu no dia 13/Dez/2021, por volta das 18h46min, na localidade Ribeirão Contendas, mais precisamente na Fazenda Contendas, situada na Zona Rural do Município de Rio Vermelho. Sendo o respectivo Inquérito Policial concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, e o autor preso no dia 01 de Abril de 2022.

De acordo com o Dr. Viener Martisns de Souza Junior, delegado responsável pelas investigações, conforme apurado no respectivo Inquérito Policial já havia um longo desentendimento entre a vítima (José Francisco do nascimento, 61 anos) e o investigado (N. M. G., 47 anos), por questões envolvendo disputa de terras, invasão de propriedade, fornecimento de água e outros. Todos estes desentendimentos comprovados por inúmeras testemunhas.

Ainda, conforme o delegado, no dia do delito, a vítima José Francisco, teria deslocado com seu veículo particular FIAT/UNO, supostamente armado com uma arma branca (faca de cozinha), até a propriedade do investigado Newton Mendonça para admoestá-lo/repreender sobre seu comportamento, o que acabou resultando em uma breve discussão e ofensas verbais entre ambos. Em determinado momento, a vítima teria chamado o investigado de “safado”, sendo que este ficou extremamente exaltado com a referida ofensa, e teria partido em direção da vítima armado com uma enxada. Neste momento, a vítima já estava no interior do seu veículo para sair, contudo foi violentamente atacada com golpes de enxada, sendo desferidos aproximadamente 04 (quatro) golpes de enxada contra a cabeça da vítima. Logo após a ação criminosa, o investigado N. M. G. teria evadido do local, não sendo localizado naquela data. Posteriormente, o investigado se apresentou a Delegacia de Polícia Civil alegando a tese de Legítima Defesa. Neste sentido, foi instaurado o respectivo Inquérito Policial, e as providências de Polícia Judiciária adotadas. Foram requisitados inúmeros expedientes como: Laudo Pericial de Local de Crime e o Laudo Pericial de Necropsia no corpo da vítima. Ainda, requisitados também Exame Pericial de Constatação de sangue de natureza humana nas roupas apreendidas na casa do investigado, e realizado autos de reconhecimento e inúmeras oitivas. Além da obtenção de imagens da ação criminosa em determinado aparelho celular.

Após dispendioso trabalho da polícia judiciária, a tese de Legítima Defesa foi plenamente desconstituída e a Prisão Preventiva requisitada pela autoridade policial, sendo imediatamente deferida pelo Poder Judiciário.

Conforme Dr. Viener, havia a informação que o investigado teria mudado com a família para a cidade de Caeté, então no dia 31 de Março de 2022, a Equipe da Delegacia de Polícia Civil de Sabinópolis deslocou até essa cidade, onde após várias/inúmeras diligências localizou o investigado escondido em um sitio no Município de Santa Barbara. Porém nesta data, o investigado conseguiu se esconder e não ser capturado. Continuamos apertando o cerco e no dia 01 de Abril 2022 o investigado se apresentou na Delegacia de Guanhães, onde foi preso e encaminhado ao Sistema Prisional.

Fonte: Comunicação da PCMG

Imagens do local onde o investigado se escondia sitio no Município de Santa BÁrbara  /  Fotos: PCMG