Prefeito de Sabinópolis participa de reunião com Secretaria de estado e contesta manutenção em Onda Roxa

Encontro virtual foi fruto de união dos prefeitos da Microrregional de Saúde

Prefeito de Sabinópolis participa de reunião com Secretaria de estado e contesta manutenção em Onda Roxa
Divulgação PMS

Junto aos demais Prefeitos dos municípios da Microrregião de Saúde de Guanhães, o prefeito Beto participou de uma reunião com representantes do Governo do Estado, buscando esclarecimentos sobre a decisão do COMITÊ EXTRAORDINÁRIO COVID-19 de Minas Gerais em manter a Microrregional na Onda Roxa do Minas Consciente. A contestação se baseia no fato de que os índices obtidos pelos municípios da micro no combate ao Coronavírus foram considerados satisfatórios pelo próprio Estado e estão mais propícios a avançar para a outra onda do que outras regionais, que no entanto avançaram.

Na justificativa para a decisão, não ficou claro o motivo pelo qual a Microrregião permaneceu na Onda Roxa, uma vez que vem cumprindo rigorosamente os protocolos da Onda Roxa, adicionando medidas ainda mais restritivas e reduzindo consideravelmente a taxa de transmissão do Coronavírus na região.

Segundo o prefeito Beto, a reunião que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 23/04, foi extremamente proveitosa e só foi possível graças à articulação dos nove prefeitos que compõem a Microrregional de Saúde. "Se não fosse a união dos prefeitos sequer conseguiríamos ser ouvidos pelo Estado. Passamos pra eles nossas considerações em relação às injustiça de não nos avançarem à onda vermelha e cremos que seremos atendidos". Pontua o prefeito.

Como resultado da contestação, os representantes do Governo do Estado se comprometeram a reunir extraordinariamente com o Comitê Estadual e rever a decisão. O prefeito acredita que a progressão deve acontecer na próxima semana.

Além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, participaram da reunião o Secretário de Governo, Igor Eto e os deputados Hercilho Coelho Diniz e Gustavo Valadares.