PM realizará seminário para combater cultura machista em Valadares e região

PM realizará seminário para combater cultura machista em Valadares e região
FOTO: Freepick

 

por Pamella Tomich

A Polícia Militar de Valadares está empenhada no combate às violências contra as mulheres na região. A 8ª RPM (Região da Polícia Militar) irá realizar um seminário de prevenção à violência doméstica, no dia 26 de abril.

De acordo com o coronel Paulo Henrique, comandante da 8ª RPM, o público-alvo do seminário são os homens. Dessa forma, o objetivo é combater uma subcultura que prevalece na região. “Identificamos um problema crônico na nossa região. A violência contra a mulher aqui tem umas características peculiares, que é o sentimento de posse do homem com a mulher. Temos diversas ocorrências por conta que a mulher atrasou o almoço, ou está com uma roupa que ele não quer. Então temos que trabalhar essa subcultura e mostrar que as coisas não são dessa forma. A gente concebe esse seminário há alguns anos em Guanhães e queremos expandir para Valadares e às 58 cidades da região”, explicou

Ainda de acordo com o coronel, a violência contra a mulher tem cinco vertentes, e todas serão trabalhadas. “Não é só a violência física. Ou seja, tem a patrimonial, sexual, moral e psicológica também. Todo esse ciclo percorre até chegar à física e pode chegar, inclusive, ao feminicídio. Por isso estamos fazendo esse seminário de sensibilização às pessoas, para que elas participem ativamente na prevenção contra a violência contra as mulheres”.

O seminário será na 8ª RPM, das 8h às 11h30, com palestras de diversas autoridades. É aberto ao público.

“Será uma honra recebê-los. Também vamos fazer transmissão. Temos que mostrar que em briga de marido e mulher se mete a colher sim”, acrescentou.