Hidratação consciente: existe jeito certo de beber água?

Nutricionista dá dicas sobre cuidados ao conservar, tratar e ingerir água

Hidratação consciente: existe jeito certo de beber água?
Garrafas de plástico são reutilizadas por muitas pessoas

 

Por Alex Bessas

 

“Água é fundamental. Da mesma forma que temos que respirar, temos que beber água”. O alerta é da nutricionista Edith Zulato, integrante do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN9), que prossegue, enfática, sustentando que, no tempo seco, a importância deste líquido é ainda maior, uma vez que, nessa época do ano, quando a umidade fica em baixa, ficamos mais propensos à desidratação, um problema associado a diversas complicações, como a ocorrência de câimbras, tonteiras e até alterações neurológicas.

 

 

“A água é como se fosse o nutriente ‘número 1’ do nosso organismo, afinal, é a responsável por levar todos os nutrientes para o nosso corpo”, continua a profissional da saúde, acrescentando que a substância também atua na eliminação de toxinas e na redução da nossa temperatura, trabalhando, ainda, com a manutenção da musculatura – “e não podemos esquecer que músculo não é só bíceps e tríceps, mas, também, coração, fígado e rim… Enfim, é a água que vai ajudar nossos órgãos a filtrar melhor todas as impurezas do nosso organismo”, defende.

 

Para a nutricionista, pode até parecer que falar sobre a importância da água para a nossa saúde e bem-estar é chover no molhado. Mas, na prática, mesmo ciente de tudo isso, muita gente continua negligente em relação a própria hidratação. Além disso, pode soar estranho, mas dá para dizer que boa parte das pessoas bebe água de forma inadequada. Uma evidência desse problema foi um estudo realizado em Campinas, São Paulo, que apontou para o estado alarmante de má-higienização de garrafinhas de água. Questão que é apenas uma das tantas que podem surgir quando esmiuçamos o tema