Cidades de MG recebem carros e equipamentos para promoção da igualdade racial: 'Estrutura básica'
Entrega foi realizada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

Por Vitor Fórneas
Quinze municípios de Minas Gerais receberam, nesta sexta-feira (17 de maio), veículos e demais equipamentos para a promoção da igualdade racial. A entrega foi realizada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no Centro de Referência da Juventude, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
“A entrega dos kits de equipagem é uma política de fortalecimento para dar estrutura aos municípios. Ao receberem carros, bebedouros e impressoras, por exemplo, as localidades vão ter a estrutura básica para que sejam ponte com o governo federal”, afirmou Anielle Franco.
Combater o preconceito no país se faz necessário, conforme destacou a ministra. Em Minas Gerais, por exemplo, os registros de racismo saltaram 98% — passando de 189 em 2022, para 376 em 2023. Os casos de injúria racial também apresentaram aumento nos últimos doze meses — 44% (de 496 para 718).
“A Lei da Injúria Racial faz as pessoas se sentirem mais à vontade de denunciar o que sofreram e dá mais visibilidade às vítimas. É uma forma da gente conseguir manter a luta de pé e fortalecer as denúncias. A luta é muito grande e, às vezes, parece não ter fim, por isso é importante o ministério”, disse a ministra.
Benefício
Jair Eduardo de Lima é assessor de Política para a Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora. Após a entrega simbólica da chave do veículo que o município vai receber, ele destacou a importância do kit para o município.
“Agora, vamos conseguir chegar em lugares que antes estávamos impossibilitados. Vai encurtar as distâncias. Todos os equipamentos recebidos são de suma importância, mas o carro nos proporcionará atuar até mesmo em cidades próximas a Juiz de Fora. Esta ação é uma aposta na luta pela igualdade racial e em um país melhor para todos, sem racismo e preconceitos”.
Quem também celebrou a entrega dos kits foi o prefeito de Conceição de Ipanema, Samuel Lopes (PSDB). “O que está acontecendo demonstra um avanço na luta pela igualdade racial. É muito importante para Minas Gerais e todo o Brasil. Agora, vamos instaurar a secretaria, visto que o trabalho era desenvolvido pelo Departamento de Igualdade Racial. É um privilégio receber o kit”.
A entrega dos kits ocorreu mediante edital do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH). Veja os municípios mineiros contemplados:
- Pedro Leopoldo,
- Barbacena,
- Ouro Preto,
- Paracatu,
- Virgem da Lapa,
- Diamantina,
- Congonhas,
- Dom Joaquim,
- São José do Divino,
- Conceição de Ipanema,
- Santo Antônio do Rio Abaixo,
- Juiz de Fora,
- Divinópolis,
- Patrocínio e
- Serro.
Encontro com mães
Na parte da manhã, a ministra Anielle Franco participou do Encontro Nacional de Redes de Mães e Familiares de Vítimas da Violência do Estado, onde falou sobre a importância da luta das mulheres contra as violências que vitimam a população negra no Brasil.
“A primeira agenda que tivemos me atravessa particularmente e a toda minha família. A Marielle [Franco — irmã da ministra], em sua trajetória, teve a luta com as mães do Rio de Janeiro como uma das pautas. Temos várias políticas públicas voltadas para esse público e poder sentar com essas mães aqui, em Minas Gerais, e acolhê-las é muito importante”, concluiu.
Comentários (0)
Comentários do Facebook