Transmissão do coronavírus e taxa de ocupação de leitos sobem novamente em BH

Transmissão do coronavírus e taxa de ocupação de leitos sobem novamente em BH

 

Por RAFAELA MANSUR

 

Em um cenário de avanço da pandemia, a taxa de transmissão do coronavírus e a ocupação dos leitos por pacientes com Covid-19 aumentaram novamente em Belo Horizonte nesta quinta-feira (3).

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, o número médio de transmissões por infectado (RT) passou para 1,05, ante 1,04 no dia anterior, e se manteve em nível de alerta amarelo. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas transmite o vírus para outras 105 pessoas.

Já a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19, que estava em 43,6% na quarta-feira (2), chegou a 45,7%. A ocupação de leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus também cresceu, de 41,7% para 45,5%. Os números ainda estão em nível de alerta verde, mas se aproximam do amarelo: isso ocorre quando a taxa chega a 50% ou mais.

Os dados de ocupação de leitos consideram a estrutura disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede suplementar. Além disso, as taxas consideram a capacidade potencial, isto é, o número máximo de leitos de enfermaria e UTI possível de ser alcançado para o tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 nas redes pública e privada.

Os números máximos de leitos considerados são de 693 na UTI e de 1.645 na enfermaria, mas os números atuais são de 553 leitos de UTI e 1.302 de enfermaria. A quantia "real" é menor, porque parte dos leitos dedicados a pacientes com coronavírus havia sido desmobilizada para a retaguarda, para ser utilizada em outras demandas, quando a ocupação por Covid-19 tinha diminuído. Segundo a prefeitura, esse remanejamento pode ser convertido de acordo com a necessidade.

Belo Horizonte soma 1.675 mortes por coronavírus, sendo que sete óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. O número de casos de Covid-19 não foi atualizado no boletim desta quinta-feira e permanece o mesmo do dia anterior: 55.039. De acordo com a prefeitura, isso ocorreu devido a problemas na base de dados do Ministério da Saúde.