Toyota, Subaru e Mazda unem forças para modernizar motores a combustão
Novas tecnologias visam aumentar a eficiência e reduzir emissões e mitigar a dependência das montadoras à atual 'ditadura' dos carros elétricos
O TEMPO Autotempo
Em um movimento inédito na indústria japonesa, as montadoras irmãs - Toyota, Subaru e Mazda - se uniram para desenvolver uma nova geração de motores a combustão, mais eficientes e compatíveis com diversos combustíveis, incluindo opções neutras em carbono.
Em comunicado conjunto, as marcas afirmam que o objetivo será de garantir a viabilidade dos motores a combustão no futuro, mesmo com as crescentes regulamentações ambientais e a ascensão dos veículos elétricos no mundo.
Motor da Mazda roda com "tudo"
Entre os três novos motores em desenvolvimento, o que mais chamou atenção foi o Rotary EV System Concept, da Mazda. Famosa por seus motores rotativos com ciclo Wankel, a Mazda está criando um novo motor híbrido com versões de um ou dois rotores (o que seria equivalente aos nossos tradicionais cilindros).
Os motores rotativos da Mazda se caracterizam pelo tamanho compacto e o pouco peso. Só que, neste caso, o novo sistema se destaca por sua capacidade de funcionar com diversos tipos de combustível: gasolina, etanol, diesel, hidrogênio, e-fuel e biocombustível feito de algas marinhas.
Toyota terá novos motores 1.5 e 2.0
Já a Toyota apresentou novos motores 1.5 aspirado e turbo, e 2.0 turbo, todos de quatro cilindros. O foco da montadora está na redução do tamanho e da posição do motor, buscando menor consumo e emissões, além de possibilitar perfis de capô mais baixos para melhor aerodinâmica.
Segundo a montadora, os novos motores serão até 20% mais leve e menores que os atuais, além de serem mais potentes e mais eficientes, com consumo até 12% menor. Todos devem entrar em produção até 2028, quando entram em vigor novos limites de emissões na Europa.
Subaru mostra novo motor boxer híbido
Conhecida por seus motores boxer de cilindros opostos horizontalmente, a Subaru apresentou seu novo e-Boxer, um sistema híbrido que combina o motor boxer de quatro cilindros com dois motores elétricos.
A grande vantagem do e-Boxer, segundo a marca, está no seu funcionamento em série-paralelo, onde os motores elétricos podem tracionar o carro diretamente ou atuar como geradores para carregar a bateria, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões. A nova tecnologia é a mais adiantada de todas e deve chegar ao mercado ainda neste ano.
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