Pedro Aihara, que atuou em Brumadinho, é cotado para disputar eleição

Pedro Aihara, que atuou em Brumadinho, é cotado para disputar eleição
Tenente Pedro Aihara é cotado para o pleito de 2022 Foto: Douglas Magno

 

 

Por LUCAS HENRIQUE GOMES

 

Após ganhar visibilidade por atuar como porta-voz do Corpo de Bombeiros no rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, o tenente Pedro Aihara tem sido cotado para ser candidato a deputado estadual no próximo ano. De acordo com a legislação eleitoral, caso Aihara queira disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, ele deverá se desincompatibilizar da corporação seis meses antes do pleito.

Segundo apurou o Aparte, algumas ações já estariam sendo realizadas pelo militar para a disputa. As redes sociais dele, com quase 190 mil seguidores só no Instagram, seriam o alvo da preparação. 

Em contato com a coluna, o militar desconversou, com bom humor, ao ser questionado se está se preparando para ser candidato. “É só uma possibilidade que tem aberta, uma conversa, mas não tem nada definido, é só uma possibilidade por enquanto. Estou refletindo, não tem nada batido o martelo”, declarou.

Sobre os nomes dos partidos que lhe fizeram o convite, Aihara disse que “por enquanto não (poderia falar), porque não tem nada de concreto”. 

Esta é a primeira vez que o nome de Aihara aparece como possibilidade no mundo político. Entretanto, no início do ano, surgiram rumores de que ele poderia participar do reality “Big Brother Brasil”, assim como outro colega de operação em Brumadinho, o capitão Leonard Farah. 

Na época, o militar, de 28 anos, fez uma postagem nas redes sociais para desmentir a informação. Segundo ele, embora tenha se divertido com as especulações, achava a tragédia do rompimento da barragem “relativamente recente e não acharia legal com as famílias das vítimas ter esse tipo de exposição”. 

O porta-voz da corporação ganhou visibilidade ao dar entrevistas diárias durante as primeiras semanas após o rompimento da barragem da Vale. Aihara, que entrou para a corporação aos 18 anos, é bacharel em prevenção de catástrofes pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. O tenente também é especialista em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e em gestão de desastres pela Universidade de Yamaguchi, no Japão. Atualmente, ele cursa mestrado em direitos humanos pela UFMG.

Além do trabalho nos bombeiros, Pedro Aihara ministra palestras em que aborda, principalmente, serenidade, segurança, precisão das informações e tranquilidade, mesmo em momentos de cansaço ou tensão.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros de Minas afirmou que, “conforme a legislação vigente, o militar que desejar se candidatar poderá fazê-lo, respeitando as prescrições da lei eleitoral”, mas que isso é de cunho personalíssimo, não havendo gestão da corporação sobre essa decisão. “Como não houve nenhum tipo de manifestação formal, até porque as datas do calendário eleitoral relacionadas ainda não chegaram, o CBMMG aguardará para se manifestar. Em relação aos procedimentos caso seja confirmada alguma candidatura, serão os já descritos e adotados comumente, que estão previstos na lei eleitoral e no Estatuto dos Militares”, alegou.