Táxis em BH vão poder usar pistas exclusivas de ônibus em 12 avenidas; saiba quais

A capital mineira conta atualmente com 8.714 taxistas e 6.140 permissões (placas

Táxis em BH vão poder usar pistas exclusivas de ônibus em 12 avenidas; saiba quais
A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira (3 de julho).

 

Por Raíssa Oliveira

Taxistas de Belo Horizonte vão poder trafegar em pistas do Move e em faixas exclusivas do transporte coletivo em doze avenidas da capital a partir desta quarta-feira (3 de julho). A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e visa agilizar as corridas, aliviar o tráfego no centro e reduzir as emissões de gás carbônico. A capital mineira conta atualmente com 8.714 taxistas e 6.140 permissões (placas).

 

 

Conforme o decreto, os taxistas passam a poder trafegar nas pistas do Move localizadas nas avenidas Presidente Antônio Carlos, Dom Pedro I e Cristiano Machado, no trecho entre a rua Jacuí, no bairro da Graça, e o viaduto Hélio Pelegrino, no bairro São Paulo. A medida também vale para o túnel da Lagoinha, no trecho que liga a avenida do Contorno. 

 

Os táxis também estão autorizados a circularem em faixas exclusivas do transporte coletivo localizadas nas avenidas Pedro II, Presidente Carlos Luz, Antônio Abrahão Caram, Coronel Oscar Paschoal, Augusto de Lima, Vilarinho, Nossa Senhora do Carmo e Cristiano Machado, entre o Anel Rodoviário e a avenida Vilarinho.

 

Segundo o decreto, para circulação nos locais os táxis terão que seguir regras como trafegar com os faróis de luz baixa acesos e o eletrovisor ligado durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia, além de observar os limites de velocidade e demais regras de circulação. Nas pistas do Move, os veículos deverão trafegar pela faixa da direita e estar com os passageiros já embarcados, sendo expressamente proibida a operação de embarque ou desembarque ao longo das pistas.

 

 

Além disso, é proibida a circulação nos viadutos de uso exclusivo do transporte coletivo, nas faixas exclusivas do transporte coletivo da avenida Vilarinho e nas demais faixas exclusivas do transporte coletivo regulamentadas dentro do Município de Belo Horizonte. Em caso de descumprimento, os taxistas estarão sujeitos a penalidades. 

 

A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira (3 de julho).