Sabinópolis recebe primeira remessa de vacinas

Sabinópolis recebe primeira remessa de vacinas
Divulgação secret. de Saúde de Sabinópolis

Um evento de extrema importância prestigiado pelos vereadores, representantes dos profissionais de saúde e servidores municipais e transmitido ao vivo por meio da TV em Foco dos Vales, marcou a chegada do primeiro lote de vacinas a Sabinópolis. As doses da CORONAVAC chegaram da cidade de Diamantina por volta das 17 horas desta terça-feira, 19/01, na ESF central.

Muita expectativa girava em torno do primeiro sabinopolense a ser imunizado. A secretária municipal de Saúde até chegou a dar pistas, mencionando a importância da classe representada pelo paciente e sua trajetória como servidor do município.

Antes da aplicação a secretária comemorou a chegada da vacina por conhecer a dificuldade por trás do estudo, análises e todos os preparos para que uma vacina chegue ao ponto de ser autorizada e utilizada. “Estar numa pandemia como agora, gera uma ansiedade muito grande em todos nós por solução. Acompanhei com muita felicidade a reunião da ANVISA no domingo, porque a esperança de sairmos desta situação aumenta muito”. Maria Geralda reiterou que a quantidade que chegou da vacina foi muito pequena, 38 doses, representando apenas o primeiro passo da imunização. “Ainda precisamos muito do apoio da população, somente seguindo atentamente as orientações de segurança poderemos passar pela pandemia sem maiores perdas”. Completou

A secretária ainda agradeceu à Gerência Regional de Saúde GRS/Diamantina por toda colaboração até a chegada das vacinas.

O prefeito Beto festejou a chegada da vacina como uma conquista da classe científica, tão desacreditada nos últimos dias. “Vivemos hoje uma vitória para as pessoas que acreditam na ciência. Ainda temos um grande caminho pela frente, mas é um alento, enche o nosso povo de esperança. Estamos ainda numa situação muito crítica, temos que manter as medidas de prevenção”. Beto aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde de Sabinópolis por todos os esforços empreendidos no combate à contaminação e tratamento dos pacientes.

Após as exposições, o doutor Danilo Marinho Mourão, médico da Unidade de Apoio à Saúde da Família, próximo a completar seus 74 anos de idade foi convidado a se sentar para receber a primeira dose da vacina em Sabinópolis, aplicada secretária de saúde e técnica em enfermagem, Maria Geralda. O doutor, apesar da idade, se manteve a frente de suas atividades médicas, atendendo como ginecologista da UASF/Sabinópolis. “Estou muito feliz, espero que esse recurso se estenda a todos, vai dar tudo certo”. Espera o doutor.

Sobre o medo de alguns sabinopolenses em se vacinar, o doutor tranqüilizou a população afirmando que a ciência evoluiu muito, adquirindo anos e anos de experiência e um crescimento expressivo.