“Perdi tudo, só ficou minha vida”, diz moradora de Açucena afetada por enchente

Pertences da vendedora Maria Elizabeth Rosa, de 51 anos, ficaram debaixo d'água; município enfrentou temporal na madrugada deste domingo (28)

“Perdi tudo, só ficou minha vida”, diz moradora de Açucena afetada por enchente
Moradores de Açucena amanheceram tentando limpar as casas que foram invadidas pela lama após temporal — Foto: Reprodução/ Redes sociais

A vendedora Maria Elizabeth Rosa, de 51 anos, e o filho dela, de 16, foram subitamente despertados, na madrugada deste domingo (28), por uma enchente que invadiu a casa e destruiu, em minutos, todos os bens materiais que a família, moradora de Açucena, na região do Vale do Rio Doce,  havia conquistado ao longo de anos. “Perdi tudo, só ficou minha vida”, lamenta a mulher, que está entre os desalojados do município atingido por um temporal. 

Maria Elizabeth conta que ela e o filho dormiam quando, por volta 2h30, o garoto foi despertado pelo cachorro da família, que saltou sobre a cama. “Quando meu filho colocou os pés no chão, a água já estava chegando ao meio do corpo dele”, relata a vendedora. Quando ela se levantou, todos os móveis da casa já haviam sido danificados. “Estava tudo alagado, cama, guarda-roupas, sofá. Minha geladeira boiou”, lamenta a mulher, que conseguiu abrigo na casa de vizinhos. 

Sem documentos e apenas com a roupa do corpo, Maria Elizabeth e o filho ainda não haviam conseguido almoçar até as 13h deste domingo. Em entrevista ao jornal O TEMPO, ela explicou que equipes da Defesa Civil municipal estavam nas ruas, mas ela ainda não havia recebido qualquer atendimento. “Tô na rua com meu filho, sem comida, cheia de lama, muito suja. A gente está na miséria”, declarou a mulher, emocionada. 

Chuva deixou rastro de destruição em Açucena

O centro de Açucena, onde Maria Elizabeth mora, foi um dos bairros mais afetados pelo temporal que atingiu o município entre a noite de sábado (27) e a madrugada deste domingo. A chuva elevou o nível de um ribeirão que passa pela região. Também houve deslizamentos de terra e as casas foram invadidas por grande volume de lama. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que carros foram arrastados e houve queda de árvores e postes, além de uma ponte ter ficado completamente destruída. As quedas de barreiras também interditam vias de acesso à região. 

A Prefeitura de Açucena decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pela chuva e autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob direção da Defesa Civil municipal a fim de atender atingidos e reconstruir a cidade. Ainda não há balanço com número de desabrigados e desalojados.