MPMG  promove  mediação em conflitos entre comunidades Quilombolas e proprietários rurais na comarca de Sabinópolis

MPMG  promove  mediação em conflitos entre comunidades Quilombolas e proprietários rurais na comarca de Sabinópolis
Fotos: Imagens de cedidas pelo MPMG

Em seu vasto território rural, Sabinópolis tem cerca de 23 comunidades Quilombolas e centenas de proprietários rurais. Nem sempre impera a total harmonia entre alguns deles, sendo o principal motivo, os desentendimentos em relação às demarcações de terreno.

O Ministério Público, na pessoa do Dr. Luciano Sotero, Promotor de Justiça,   tem sido um mediador atuante nesses conflitos.

 

Comunidade  do Córrego Mestre

A Cerca de pouco mais de um mês, 07/07, uma mediação, feita pelo MPMG, por conta do conflito de terra entre a comunidade quilombola do Córrego Mestre de Sabinópolis e um proprietário rural foi exitosa na obtenção de um acordo que colocou fim ao problema. O acordo foi firmado e prevê que será feita uma demarcação da terra por um engenheiro agrimensor. O laudo do engenheiro deverá ser feito em até 45 dias. Até lá será mantido o acordo feito pelo MPMG no ano de 2019. As partes envolvidas saíram satisfeitas com a proposta de acordo. Comunidade do Maitaca

Nesta quinta-feira, (22), o MPMG esteve na comunidade quilombola do Maritaca, em Sabinópolis,  para mediar um conflito entre a comunidade e um proprietário rural. 

De acordo com o Dr. Luciano Sotero, o diálogo foi proveitoso e as partes acordaram em aguardar a análise dos registros de imóveis para verificar se o imóvel do proprietário possui servidão de passagem pelas terras da comunidade. 

“No mês de julho, já foram dois conflitos entre proprietários rurais e comunidades quilombolas que o MPMG já mediou e pacificou na comarca de Sabinópolis", completou Dr. Luciano.