Mayra Pinheiro, a "Capitã Cloroquina", é vacinada contra Covid-19

Mayra Pinheiro, a
Mayra Pinheiro, a "Capitã Cloroquina", é vacinada contra Covid-19 (Crédito: Reprodução/ Instagram)

Ricardo Chapola

16/06/21 - 11h08

Na segunda-feira, 14, a médica Mayra Pinheiro postou uma foto nas redes sociais em que mostra ter sido vacinada contra a Covid-19. A atual secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde é uma das maiores defensoras do tratamento precoce, aquele baseado no uso de medicamentos que não funcionam no combate à pandemia. Sua militância neste tema é tão intensa que lhe rendeu apelido e “capitã cloroquina”. “Devidamente vacinada contra a covid-19”, escreveu Mayra na imagem em que está segurando toda sorridente seu cartão de vacinação.

O post movimentou as redes sociais, rendendo à médica críticas vindas de todos os lados. Do lado bolsonarista, a publicação parece ter sido uma surpresa. Muitos seguidores de Mayra e que também defendem o governo do capitão negacionista ficaram sem entender a atitude da médica. A maioria não acredita na eficácia da vacina e até então se via representada pelo discurso genocida do governo, que busca basicamente desacreditar o que funciona e enaltecer aquilo que não funciona.

Já para quem é crítico do mandatário, a mensagem transmitida pela foto de Mayra carrega requintes de crueldade. Parece fazer parte de uma estratégia desumana que volta e meia desperta suspeitas de brasileiros que, dia após dia, têm perdido parentes e amigos para o coronavírus. A impressão que ficou para muita gente é que nem mesmo a “capitã cloroquina” acredita na bandeira que ela carrega. Afinal: se diz tanto que a cloroquina salva vidas, por que então se vacinar? Por que recorrer a um método tão questionado pelo seu chefe?

Isto E