Mapas mostram evolução da ocupação de leitos de UTI e gravidade do momento

Fiocruz detalhou situação dos hospitais desde o início da pandemia e momento é de alerta com transmissão da Covid-19

Mapas mostram evolução da ocupação de leitos de UTI e gravidade do momento

 

Por ESTADÃO CONTEÚDO

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma série de mapas que mostram o agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil. Desde julho de 2020, o Observatório Covid-19 tem publicado boletins quinzenais sobre o coronavírus e apresenta dados sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), casos e óbitos por covid-19 e taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS).

"Observar na sequência de 17 mapas, mesmo no período entre a segunda metade de julho e o mês de agosto, quando foram registrados os maiores números de casos e óbitos, não tivemos um cenário como o atual, com a maioria dos Estados e Distrito Federal na zona de alerta crítica", alerta o novo documento.

Essa série histórica de mapas evidencia que a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em todos os Estados e Distrito Federal vem crescendo nas últimas semanas e levando alguns lugares ao colapso hospitalar. Em 1º de março de 2021, apenas o Sergipe estava no nível de alerta baixo. Outros sete Estados estão em alerta médio e todos os outros em nível crítico de alerta.

Esse mapa de ocupação de leitos elaborado pela Fiocruz revela a situação do Brasil e os efeitos do Carnaval.

Imagem

O avanço da ocupação de leitos até o caos com a propagação das variantes mais agudas e, claro, o CarnavalImagem

@pedrorfranco from Twitter