Manifesto pela Serra do Curral assinado por quase 700 artistas é entregue à ALMG

Documento, que conta com apoio de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Milton Nascimento, também foi remetido à Prefeitura de Belo Horizonte

Manifesto pela Serra do Curral assinado por quase 700 artistas é entregue à ALMG
Parlamentares e representantes da classe artística entregaram a carta-manifesto ao presidente da ALMG nesta manhã — Foto: Clarissa Barçante / ALMG / Divulgação

 

Por José Vítor CamiloPublicado em 16 de maio de 2022 | 18h35 - Atualizado em 16 de maio de 2022 | 18h36

Uma carta-manifesto em defesa da Serra do Curral, assinada por quase 700 artistas, escritores, jornalistas e intelectuais, entre eles nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Djonga, foi entregue, nesta segunda-feira (16), ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PSD) e, também, ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD).

No documento, que conta até agora com 693 assinaturas, as personalidades se contrapõem ao megaprojeto de mineração, que foi aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) no fim de abril deste anoA decisão foi duramente criticada por ambientalistas e pesquisadores por conta dos impactos que o empreendimento causará. 

O manifesto, que é uma iniciativa da documentarista e produtora Luciana Sérvulo da Cunha, pede a anulação da licença ambiental concedida à empresa, que o processo de tombamento estadual do monumento natural seja pautado e que uma CPI seja criada para investigar as irregularidades do licenciamento. 

Além do presidente da ALMG e do prefeito de BH, o documento também será entregue ao governador Romeu Zema (Novo), à secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, e ao secretário estadual de Cultura, Leônicas Oliveira. 

Apoio de famosos

Além de Milton Nascimento e Djonga, entre os artistas mineiros que apoiaram a carta-manifesto estão a atriz Débora Falabella e os músicos Wagner Tiso, Fernanda Takai e Maurício Tizumba. 

Já no cenário nacional, o manifesto também foi apoiado por Chico Buarque, pelas atrizes Malu Mader e Renata Sorrah, pelo comediante Gregório Duvivier, e pelos escritores Mia Couto, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Júnior. 

Também apoiam o movimento os jornalistas Chico Pinheiro, Flávia Oliveira, Jamil Chage e Juca Kfouri e os pensadores Ailton Krenak, Boaventura de Souza Santos, Djamila Ribeiro, Monja Coen e Silvio Almeida.