Jornalista em Portugal explica Jesus no Benfica e chance no Galo: 'Porta aberta'

Mamede Filho conta sobre o fracasso no comando do clube português e diz que a chance de vinda para o Galo é bem possível

Jornalista em Portugal explica Jesus no Benfica e chance no Galo: 'Porta aberta'
Jesus deixou o Benfica nessa terça — Foto: Patrícia de Melo Moreira / AFP

Em Portugal, a notícia da saída de Jorge Jesus do Benfica, a princípio em comum acordo, não foi uma surpresa. Criticado pela imprensa e principalmente por torcedores devido aos resultados ruins, sua demissão era questão de tempo. Sonho antigo do Atlético e com a saída do técnico Cuca confirmada nessa terça-feira (28), a especulação do retorno do português ao Brasil só ganha força.

Mas vamos começar pelo começo. Segundo o jornalista Mamede Filho, da Sport TV, de Portugal, sua passagem pelo Estádio da Luz foi marcada pelo fracasso. "Terminou nessa terça-feira, de maneira melancólica, a segunda passagem de Jorge Jesus pelo Benfica, que tinha começado em agosto de 2020, logo após ele ter conquistado a Libertadores e o Brasileiro pelo Flamengo e na qual imaginava que seria o comandante de um Benfica que voltaria às grandes conquistas nacionais e ter um papel relevante nas provas europeias", disse.

Mas não foi isso que aconteceu. "Ele não conseguiu conquistar grandes títulos pelo Benfica nesses dois anos, não conseguiu o apoio do torcedor, que desde antes de sua contratação contestava o regresso de Jesus, e que nesse tempo o aceitou mas não o apoiou. E nos últimos meses, com uma queda de produção em campo, as arquibancadas pediram sua saída", completou o repórter.

De acordo com Filho, Jesus não interessa somente no Brasil, mas o destino deve ser realmente o país sul-americano. "Agora, o Jesus começa a olhar para frente. Já começa a circular na imprensa portuguesa alguns clubes de fora de Portugal, mas europeus, que estariam interessados, como o Fenerbahçe, da Turquia. Mas fala-se que o maior interesse do Jesus é voltar ao Brasil", explicou.

De acordo com ele, é bem real a chance do português comandar o Galo em 2022. "A vinda do Flamengo para cá antes dos clássicos com o Porto pegou muito mal aqui e desgastou a relação entre ele e o time carioca. E agora há essa especulação que o Atlético, com essa saída do Cuca, entra na briga pela contratação. O Jesus nunca escondeu que no Brasil ele daria preferência a treinar o Flamengo, mas, obviamente, que depois dessa situação toda, as portas do Atlético são muito interessantes e ele pode sim desembarcar em Belo Horizonte nas próximas semanas", concluiu.

Por enquanto, não há nada muito forte sobre essa possível vinda de Jorge Jesus para Minas Gerais na imprensa portuguesa, apenas repercussões do que os veículos brasileiros noticiam. Em 2021, o treinador comandou o Benfica em 30 jogos, com 20 vitórias, cinco empates e cinco derrotas.