Honda quer inovar com scooter híbrida e inédito acelerador no pé

Tecnologia revolucionária promete facilitar a pilotagem e trazer mais conforto aos pilotos

Honda quer inovar com scooter híbrida e inédito acelerador no pé
Honda promete criar novidade no modo de pilotagem das scooters

 

Por Igor Veiga

 

A Honda não para de surpreender os amantes das duas rodas com suas inovações. Segundo site Ride Apart, a marca japonesa acaba de registrar uma patente para uma scooter híbrida com um sistema inédito de acelerador no pé.

 

 

A ideia, segundo a Honda, é tornar a pilotagem mais fácil e confortável, especialmente para iniciantes e motociclistas acostumados com carros automáticos.

 

 

 

Como funciona o acelerador no pé da Honda?

Conforme as informações da patente, o pedal de acelerador seria instalado onde os pés do piloto normalmente se apoiam na scooter. Ao pressionar o pedal, o acelerador do motor seria acionado, proporcionando uma forma alternativa de controlar a velocidade da motocicleta.

 

 

A principal vantagem do pedal de acelerador seria a facilidade de uso, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com a pilotagem de motos. Além disso, o pedal poderia oferecer maior conforto em trajetos longos, permitindo que o piloto relaxe os punhos e braços.

 

Mais economia e menos emissões

Outro grande diferencial da nova scooter da Honda é a sua tecnologia híbrida. A moto seria equipada com motor de combustão, mas assistido por um segundo motor elétrico.

 

Essa tecnologia promete maior economia de combustível e menor emissão de poluentes, além de um desempenho mais suave e silencioso.

 

 

A Honda ainda não divulgou informações oficiais sobre a data de lançamento da nova scooter com acelerador no pé. Até o momento, tudo indica que a tecnologia continua em desenvolvimento. 

 

E-Clutch: inovação na Europa

Vale destacar que a Honda já vem apostando em tecnologias que facilitam a pilotagem de motos. Um exemplo recente é o E-Clutch, sistema de controle automático de embreagem que opera em transmissões convencionais. Essa novidade foi lançada recentemente nas novas CBR 650R e CB 650R, na Europa.

 

O E-Clutch é um sistema diferente das conhecidas Biz e PCX, ambas vendidas no Brasil. No caso da Biz, a embreagem é acionada pelo próprio pedal de câmbio, não existindo a alavanca no punho esquerdo. 

 

 

Já na PCX o sistema é o CVT, que não tem efetivamente uma embreagem convencional. Além disso, o E-Clutch promete ser uma solução mais acessível que o sistema DCT da marca, oferecido em motos de maior cilindrada